Facebook Twitter Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    História do Cinema
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    • Youtube
    • A História do Cinema
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»Arquitetura no cinema – Curtindo a Vida Adoidado
    Cinema

    Arquitetura no cinema – Curtindo a Vida Adoidado

    Gabriela DreschPor Gabriela Dresch6 de março de 2015
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    Também está se questionando como esperam que vá para escola num dia como esse? Quer enganar seus pais e tirar uma folga? Aqui vão algumas dicas: 1- finja uma dor de estômago, 2- gemidos e resmungos, 3- lamba a palma das mãos. Esta é a receita de Ferris Bueller para o seu dia de folga.

    Como devem ter percebido essa análise será sobre a clássica comédia dos anos 80, do diretor John Hughes, Ferris Bueller’s Day Off, ou em português, Curtindo a Vida Adoidado. No último semestre do colégio, Ferris Bueller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar aula e planeja um grande passeio na cidade com sua namorada Sloane Peterson (Mia Sara), seu melhor amigo Cameron Frye (Alan Ruck) e uma Ferrari. Só que para poder realizar seu desejo ele precisa escapar do diretor do colégio Ed Rooney (Jeffrey Jones) e de sua irmã Jeanie Bueller (Jennifer Grey).

    regras ferris bueller

    O filme se passa em Illinois, Chicago.  Apesar disso, a casa em que Ferris mora no filme, na verdade, localiza-se em Los Angeles, Califórnia. A escola qual Ferris frequenta é a Glenbrook North High School, em Northbrook, Chicago. Não, essa escola não foi escolhida pela sua arquitetura, na verdade existe uma teoria de que ‘Ferris Bueller’s Day Off’ teria base na vida real do próprio diretor, Hughes teria frequentado e se graduado em Glenbrook North High School também, mesmo colégio do filme.

    Durante o dia de folga, Ferris, a namorada e Cameron, seu melhor amigo, passam em alguns pontos turistícos de Chicago, como o Skydeck na Willis Tower, e o Instituto de Arte de Chicago, onde Cameron fica vidrado no quadro “A Sunday on La Grande Jatte”, de Georges Seurat. Analisando ambas obras arquitetonicamente, a Willis Tower lembra os arranha-céus de Nova Iorque, enquanto o Instituto de Arte de Chicago remete uma arquitetura estilo belas artes.

    Quando pensamos em arquitetura no filme de Ferris Bueller não podemos nos esquecer da casa de Cameron, a casa de vidro, onde acidentalmente a Ferrari do seu pai sai voando pela janela. A casa de vidro na verdade leva o nome de Rose House e Pavilion, uma obra do arquiteto A James Speyer, localizada na cidade aonde o filme se passa mesmo, Illinois, Chicago. Speyer teria inventado ela buscando inspirações no mestre, Ludwig Mies van der Rohe, o projeto trata-se de uma estutura em aço, uma construção moderna com painéis modulares de vidro que criam um revestimento quase inexistente. Construída em 1953, dentro do Highland Park, ao ver a obra no filme rapidamente podemos atribuir uma frase de Mies à ela, “Menos é mais”, uma das fortes características do modernismo. Segundo a revista People, a residência teria sido vendida há alguns meses pelo valor de 1 milhão de dólares.

    “A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo.”

    Bom pessoal, é isso, espero que tenham gostado. Qualquer coisa podem comentar ali embaixo.

    Até a próxima!

    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous ArticleUm Cão Andaluz – 1929 (Resenha)
    Next Article Tuck Me In – Curta de um minuto
    Gabriela Dresch
    • Facebook

    Aquariana, quase arquiteta e urbanista. Apaixonada por comida e pela junção da arquitetura com a sétima arte. Acredita que as pessoas andam devagar demais e que uma vida bem vivida é uma vida na qual você conhece diversos lugares diferentes, seja pessoalmente ou por meio de filmes e livros.

    Postagens Relacionadas

    Um breve estudo sobre Persona

    17 de dezembro de 2021

    A Ficção Científica nos EUA dos anos 1960

    20 de outubro de 2021

    Mulheres criadoras do cinema

    19 de fevereiro de 20211

    Laranja Mecânica – Uma análise semiótica

    11 de fevereiro de 20211

    Deixe um comentário Cancel Reply

    Conheça o cinema


    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2023 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?