Sigmund Schlomo Freud e Carl Gustav Jung
Freud e Jung estão juntos, também. Muitas de suas teorias se entrelaçam – mas com algumas divergências importantes. A carreira e o impacto de Freud é enorme em todo o mundo. Ele é o principal responsável pelo Complexo de Édipo e sua crença nos sonhos como realizações e mecanismos de repressão do desejo. Ele também sexualiza quase todo o pensamento e comportamento como uma extensão do libido e, o mais importante em relação aos filmes de Kubrick: postulou a teoria da Pulsão de morte – onde Tânato, seria a culpa neurótica que leva a um caminho de auto-destruição, o oposto de Eros, que é afirmação da vida.
Jung, colega de trabalho e consultor de Freud, era muito mais do que um homem renascentista. Ele escreveu prolificamente sobre uma variedade de assuntos, não apenas psiquiatria, mas também sobre temas que incluíam a arqueologia, literatura e religião. Ele teorizou muitos conceitos que estão em uso atualmente. Ele é conhecido principalmente pela individuação – a capacidade de incorporar opostos, mantendo o “self”.
Quase todos os anti-heróis de Kubrick exibem grande parte de uma ou de ambas destas filosofias. Alguns, como em Full Metal Jacket, fazem referência direta ao Jung. Na verdade, todo o filme é estruturado como pólos opostos. Dr. Strangelove, por outro lado, é o garoto-propaganda de simbolismo freudiano. Menos que O Iluminado, mas não muito. Dr. Strangelove está destorcido e reprimido sexualmente desde a primeira cena até o último momento bacântico – o filme termina com as nuvens de explosões mostrando uma orgia de destruição do mundo. Não tem uma cena, uma linha de diálogo ou nome de personagem que não tenha algo de escatológico, com referências sexuais.
1 comentário
Poderia se aprofundar mais, mas Muito Bom!!