Se você está aqui, provavelmente já assistiu ao nosso vídeo sobre o Expressionismo Alemão no Youtube, onde falamos qual é a raíz deste movimento tão importante para a sétima arte. Caso ainda não tenha assistido, dá uma conferida abaixo antes de conhecer a nossa lista, é importante saber como tudo começou.
Bom, assistido ao vídeo, vamos a lista DELUXE do Expressionismo Alemão.
Der Student von Prag (1913) | Paul Wegener, Stellan Rye
Um estudante vende o reflexo de sua imagem para uma figura mefistofélica e sua vida é arruinada por seu duplo espectral.
Der Mandarin (1918) | Fritz Freisler
Às vezes, o amor e o desejo unem-se para irritar um homem. Enquanto já é uma coisa ruim não conseguir o que você deseja, às vezes pode ser ainda pior para seduzir qualquer pessoa que você deseja apenas chamando um único nome: “Man-da-rin!”.
Nerven (1919) | Robert Reinert
Injustamente condenado, homem definha na prisão graças a uma acusação mal-entendida de uma mulher e a confirmação duvidosa de seu irmão, que agora sofre com a culpa.
Histórias Extraordinárias (1919) | Richard Oswald
Raridade de 1919; adaptação de cinco contos de horror, baseado nos escritos de Anselma Heine; Robert Liebmann; Edgar Allan Poe; Robert Louis Stevenson e Richard Oswald respectivamente.
Algol – Tragödie der Macht (1920) | Hans Werckmeister
Este curioso melodrama semi-expressionista gira uma fantasia selvagem sobre o encontro de um mineiro com um demônio com o nome da misteriosa estrela Algol, cujos raios oferecem energia ilimitada.
Da manhã à meia-noite (1920) | Karl Heinz Martin
Um humilde bancário tem sua vida virada do avesso após a visita de uma sedutora madame italiana à sua agência. Cansado da sua rotina monótona e injusta, ele resolve roubar uma fortuna do banco e fugir, mas é atormentado pela própria consciência. Baseado na peça teatral de Georg Kaiser.
Genuine (1920) | Robert Wiene
Obra extremamente rara de Robert Wiene. Do mesmo diretor e ano do excelente “O Gabinete do Dr. Caligari” essa obra acabou sendo ofuscada pelo sucesso do Caligari. Tem uma atmosfera de sonho, como se fosse outro mundo ou algo assim.
O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Robert Wiene
Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.
O Golem (1920) | Carl Boese, Paul Wegener
Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.
A Morte Cansada (1921) | Fritz Lang
Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem justo quando este estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.
Beijos que se Vendem (1921) | Ernst Lubitsch
Em uma majestosa e inexpugnável fortaleza dos Alpes, o Comandante preocupa-se com a filha Lilli, pois o informaram da vinda de um autêntico Don Juan: o tenente Alexis, que já havia sido seu hóspede e seduzira todas as moças dos arredores. No caminho, Alexis encontra Rischka, filha do chefe dos bandoleiros, Claudius, a quem chamam de “A Gata Selvagem”.
Verlogene Moral (1921) | Hanns Kobe
John, um jovem criado por sua tia rica, apaixona-se pela criada Anna, que engravida. Sua tia desaprova a relação e envia o jovem para uma universidade distante, enquanto Anna é entregue ao fazedor de caixões de sua cidade…
Dr. Mabuse, o Jogador (1922) | Fritz Lang
Líder de uma quadrilha, Dr. Mabuse planeja um grande golpe: o roubo de informações privilegiadas da bolsa de valores. Depois de usar seus poderes psíquicos em um golpe no jogo de cartas, Mabuse começa a ser investigado pelo Comissário Von Wenk. Mas as poucas pistas fazem com que o comissário procure alguém para ajudá-lo no caso.
Fantasma (1922) | F.W. Murnau
Lorenz Lubota, um escritor de origem humilde, se apaixona obsessivamente pela mulher que estava na carruagem que o atropelou: Verônica, uma mulher inacessível por pertencer a uma das famílias mais ricas da cidade. Lorenz encontra sua sósia, Melitta, que trabalha num cabaré decadente. A virginal Verônica e a cruel Melitta são os dois lados da “femme fatale”, uma representando o ideal romântico e outra o materialismo imundo. Esta espiral descendente irá lhe trazer consequências terríveis.
Nosferatu (1922) | F.W. Murnau
Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é possivelmente o principal representante do movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão, e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.
Vanina oder Die Galgenhochzeit (1922) | Arthur von Gerlach
Octavio, líder de um movimento de conspiração contra o governo, abandona e trai o movimento ao se apaixonar pela filha do governador.
Erdgeist (1923) | Leopold Jessner
Asta Nielsen estrelou uma adaptação cinematográfica da tragédia de Wedekind antes da agora conhecida versão de Pabst com Louise Brooks (Pandora’s Box). Nielsen encarnou a femme fatale, mas de uma maneira completamente diferente (se mais ameaçadora) do que a de Brooks.
Crime e Castigo (1923) | Robert Wiene
Raskolnikóv é um jovem ex-estudante vivendo em extrema miséria na cidade de São Petersburgo, Rússia. Muitos dos outros personagens o consideram muito inteligente, e ele próprio às vezes se considera um gênio, motivo que o inspira a praticar um crime sem que se julgue necessária a punição tendo em vista a sua condição de “homem extraordinário”, cujas ações são superiores e só enriquecem o mundo.
A Rua (1923) | Karl Grune
Die Straße (A Rua, 1923) de Karl Grune tem como abordagem a luta entre a burguesia e o proletariado na República de Weimar. A História de um homem comum atraído por uma prostituta e que se vê desvirtuado por tal tentação é apagada pela restauração de uma ordem burguesa que fala mais alto que seus instintos apontando os perigos de tal aventura.
Sombras (1923) | Arthur Robison
Durante um jantar, dado por um rico barão e sua esposa, com a participação de quatro de seus pretendentes em uma mansão do século 19 alemão, uma sombra salva o casamento, dando a todos os convidados uma visão que poderia acontecer naquela noite se o Barão continuasse com ciúmes e os pretendentes não reduzissem seus avanços em relação à sua linda esposa.
Aelita – A Rainha de Marte (1924) | Yakov Protazanov
Nos primeiros tempos da Revolução Soviética, um engenheiro de Moscou constrói uma nave espacial que o leva para Marte, um planeta que é controlado pela Rainha Aelita. Mas também é uma ditadura e ele funda o Partido Socialista Soviético da República de Marte, provocando uma revolução.
As Mãos de Orlac (1924) | Robert Wiene
Pianista talentoso, Orlac perde as mãos em um acidente de trem. Num procedimento, as mãos de um assassino recentemente executado lhe são implantadas. Quando descobre o verdadeiro dono, ele acredita ter também a predisposição para assassinar.
Die Stadt ohne Juden (1924) | H.K. Breslauer
A história revela a retórica antecipada e as leis raciais, oferecendo uma fantasia antisemita em que um futuro chanceler austríaco expulse os judeus da nação, apenas para assistir a economia, o colapso dos hospitais e a vida cultural se interromperem.
Figuras de Cera (1924) | Leo Birinsky, Paul Leni
Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos que ganharam sua própria estátua no local. A partir de então, o filme narra três episódios sobre os personagens (o califa de Bagdá Harun al Raschid; Ivan, O Terrível e Jack, O Estripador), apresentando visões independentes da maldade humana.
A Última Gargalhada (1924) | F.W. Murnau
Um velho porteiro de um hotel de classe se vê sendo substituído por um empregado mais jovem, e posto para trabalhar como ajudante de lavatório. Sendo seu emprego de porteiro o maior orgulho de sua vida, e agora ridicularizado por seus vizinhos e amigos, o velho homem volta ao hotel à noite, em busca de seu antigo uniforme, símbolo de sua glória passada.
Zur Chronik von Grieshuus (1925) | Arthur von Gerlach
Baseado no romance de Theodor Storm. É sobre o filho de um nobre que resolve casar com a filha do servo de seu pai, um servo e a tragédia que se segue.
Fausto (1926) | F.W. Murnau
Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.
O Estudante de Praga (1926) | Henrik Galeen
Balduin, jovem estudante, exímio esgrimista, enfrenta problemas financeiros que o impedem de cortejar a condessa pela qual se apaixonou. Mas um homem sinistro surge, oferecendo uma solução para seus problemas e exigindo, em troca, sua sombra.
Segredos de uma Alma (1926) | Georg Wilhelm Pabst
Werner Krauss estrela este filme como um cientista que é atormentado por um medo irracional de facas e uma compulsão irresistível de assassinar sua esposa. Dirigido à beira da loucura, através de pesadelos fantásticos (projetados por Ernö Metzner e fotografado por Guido Seeber, este filme mistura brilhantemente expressionismo e surrealismo). Uma obra-prima interessante e intrigante, profundo e impressionante.
Shinel (1926) | Grigori Kozintsev, Leonid Trauberg
Um jovem funcionário, desapontado pelo amor no início da vida, passa sua vida no trabalho de papel. Ele centra seus interesses em um novo sobretudo, mas é roubado e assaltado no caminho de casa e morre de choque.
Metrópolis (1927) | Fritz Lang
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
Aurora (1927) | F.W. Murnau
Seduzido por uma moça da cidade, um fazendeiro tenta afogar sua mulher, mas desiste no último momento. Esta foge para a cidade, mas ele a segue para provar o seu amor.
O Gato e o Canário (1927) | Paul Leni
Após 20 anos da morte de um homem rico, seu esperado testamento traz a condição da herdeira receber sua fortuna apenas se for considerada sã, ou então outra pessoa ficaria com a fortuna, cujo nome estaria em um envelope selado. Mas o sumiço do advogado, antes que revelasse a identidade dessa outra pessoa, é o primeiro de uma série de eventos misteriosos.
O Homem Que Ri (1928) | Paul Leni
Baseado no romance de Victor Hugo, o filme enfoca o herdeiro de um ducado, Gwynplaine (Conrad Veidt), sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado num perpétuo riso forçado; ele se torna uma atração de circo, famoso palhaço.
Flor do Asfalto (1929) | Joe May
Uma bela e bem vestida mulher rouba uma pedra preciosa de uma joalheria. O joalheiro, um senhor bem velho, prefere deixá-la fugir, mas um policial consegue detê-la e resolve aplicar a lei. Para escapar da prisão ela tenta seduzir o homem, que gradualmente vai sucumbindo à beleza da assaltante. Mas um passado criminoso colocará em xeque esta relação.
M, O Vampiro de Dusseldorf (1931) | Fritz Lang
Assassino em série na cidade alemã de Dusseldorf põe a polícia e a população em estado de alerta máximo. Obra-prima do Expressionismo Alemão, M já serviu de inspiração para inúmeros outros cineastas, que vêem em sua fotografia uma maneira própria de fazer cinema, seguindo os passos de outras obras do Expressionismo, como Nosferatu, este de 1922.
O Vampiro (1932) | Carl Th. Dreyer
A história é sobre as estranhas aventuras do jovem Allan Gray (Julian West). Seus estudos sobre o Mal e os vampiros dos séculos passados fizeram dele um sonhador, para quem a diferença entre o real e o irreal tornou-se ínfima.
O Testamento do Dr. Mabuse (1933) | Fritz Lang
Uma rede terrorista está à solta em Berlim. Seu objetivo é promover caos e anarquia, utilizando-se de instruções do Dr. Mabuse, que encontra-se em um hospital para doentes mentais em estado catatônico. O inspetor Lohmann é o responsável pela investigação do caso, e vai apertando o cerco através de provas cada vez mais estranhas. O filme teve sua exibição proibida na Alemanha durante aproximadamente duas décadas.
E aí, será que faltou algum? Acho que não, né?
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1 comentário
Faltou A Caixa de Pandora de Pabst