Facebook Twitter Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    História do Cinema
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    • Youtube
    • A História do Cinema
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»1 filme clássico por cada letra do alfabeto somando 26 ótimas obras
    Cinema

    1 filme clássico por cada letra do alfabeto somando 26 ótimas obras

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda17 de novembro de 20161 comentário
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    Saindo um pouco das listas temáticas, resolvemos indicar 1 filme clássico por CADA letra do alfabeto. Foi um desafio extremamente difícil escolher os filmes, visto que vários grandes clássicos começam com a mesma letra. Entretanto, o resultado ficou incrível, uma lista necessária para todos os amantes da sétima arte poderem dizer “eu já assisti pelo menos um grande clássico para cada letra do alfabeto”.

    Provavelmente você irá discordar de algumas sugestões, mas vale lembrar que resolvemos pegar filmes que foram lançados no máximo até os anos 80. Por isso, fazemos um desafio para vocês, amados leitores do Canto dos Clássicos: desafiamos vocês a comentarem neste post A SUA lista de clássicos (até os anos 80) indicando um filme por cada letra do alfabeto. Quem topa?

    A – Anatomia de um Crime (1959) | Otto Preminger

    17112016-anatomia-de-um-crimeNo Michigan, Paul Biegler é um advogado que é auxiliado por um alcoólatra, Parnell McCarthy. Após ter recusado o caso inicialmente, ele decide aceitar a defesa de Frederick Manion, um tenente do exército acusado de assassinato. O réu alega que a vítima violentou Laura Manion, sua mulher, mas seu oponente é Claude Dancer, um conceituado promotor que afirma que a alegação do réu é falsa e que Laura, que tem uma reputação de promíscua, estava realmente tendo um caso com o bartender assassinado, sendo que durante um acesso de cíúme Frederick teria intencionalmente cometido o crime.

    B – O Bebê de Rosemary (1968) | Roman Polanski

    O Bebe de RosemaryRosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos de agir, e logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomodá-la. Algo há por trás disso tudo e Rosemay, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.

    C – Cidadão Kane (1941) | Orson Welles

    Orson Welles standing on stacks of newspapers in a scene from the film 'Citizen Kane', 1941. (Photo by RKO Radio Pictures/Getty Images)

    Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.

    D – Dr. Fantástico (1964) | Stanley Kubrick

    dr fantastico kubrick 1Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.

    E – O Exorcista (1973) | William Friedkin

    The Exorcist (1973)Uma jovem filha de uma atriz é possuída por um demônio, e um padre especialista em exorcismo é chamado para cuidar do caso. Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi também o primeiro e único filme de terror da história a ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme.

    F – A Felicidade Não Se Compra (1946) | Frank Capra

    a felicidade não se compra critica resenhaGeorge Bailey (James Stewart) é um homem que nunca quis seguir a benevolente carreira de banqueiro do seu pai. Ele queria sair, para conhecer o mundo e seus segredos. Porém, por causa da necessidade de todos a seu redor, ele nunca conseguiu realizar o seu sonho. Até que pensou em se matar, por causa de uma dívida, e recebeu uma mãozinha lá de cima…

    G – O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Robert Wiene

    O Gabinete do Dr CaligariNum pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

    H – Halloween: A Noite do Terror (1978) | John Carpenter

    halloweenUm garoto que foi mandado ao manicônio após assassinar sua irmã foge da instituição agora que é adulto. O terror está prestes a começar na comunidade em que ele morava, onde ele começa a matar os adolescentes. Seu psiquiatra é o único que está atrás dele, por acreditar no seu poder de fazer o mal.

    I – O Iluminado (1980) | Stanley Kubrick

    O Iluminado filme kubrickJack Torrence consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado, durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado.

    J – Janela Indiscreta (1954) | Alfred Hitchcock

    Rear Window (1954)Jeff é um repórter incapacitado de exercer sua profissão temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Como ele é muito ativo, suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo, Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo.

    K – Kramer vs. Kramer (1979) | Robert Benton

    Kramer vs KramerTed Kramer sempre colocou o trabalho à frente da sua família. Quando sua esposa divorcia-se, ele deve aprender a se virar para cuidar da casa e de seu filho Billy. Quando os dois finalmente aprendem a ser grandes amigos, a ex-esposa ressurge e querendo tomar a guarda judicial da criança.

    L – Laranja Mecânica (1971) | Stanley Kubrick

    laranja mecanicaO anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

    M – Metrópolis (1927) | Fritz Lang

    MetropolisO futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.

    N – Nosferatu (1922) | F.W. Murnau

    nosferatu 1922Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é possivelmente o principal representante do movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão, e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.

    O – Oito e Meio (1963) | Federico Fellini

    oito_e_meio_1Guido é um diretor de cinema que não consegue ter mais um momento de paz. As pessoas que trabalharam com ele sempre estão pedindo mais trabalho. Ele também luta contra sua consciência, mas não consegue ter novas idéias para um novo filme. Enquanto se preocupa com isso, começa a relembrar grandes momentos em sua vida, como todas as mulheres que amou e foram deixadas por ele.

    P – Psicose (1960) | Alfred Hitchcock

    psicoseDepois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.

    Q – Quanto Mais Quente Melhor (1959) | Billy Wilder

    Quanto Mais Quente MelhorEm 1929, Joe e Jerry, dois músicos desempregados, testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami.

    R – Rocky: Um Lutador (1976) | John G. Avildsen

    Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um boxeador considerado medíocre, tem a grande chance de sua vida quando lhe oferecem uma luta pelo título mundial, contra o grande campeão americano, Apollo Creed. Vencedor de 3 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.

    S – Scarface (1983) | Brian De Palma

    13092016-scarfaceO filme mostra a ascensão do cubano Tony Montana (Al Pacino), um emigrante que, com seu amigo Manny Ray, consegue construir um império dentro da cidade de Miami. Refilmagem da versão homônima de 1932.

    T – Taxi Driver (1976) | Martin Scorsese

    taxi driverTravis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter. Ele planeja um atentado contra um senador e, sozinho, ainda bate de frente com os cafetões de sua mais nova jovem amiga.

    U – Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock

    vertigoScottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.

    V – Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983) | David Cronenberg

    04102016-videodromeO dono de uma pequena emissora de TV (James Woods) resolve ir atrás de uma atração mais subversiva para atrair audiência, quando conhece uma nova filosofia de programa: o Videodrome, cujos criadores possuem idéias bizarras e não-usuais para seu público.

    W – Westworld – Onde Ninguém Tem Alma (1973) | Michael Crichton

    WestworldDois amigos, Peter Martin e John Blane, resolvem passar as férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último “mundo”, onde enfrentariam em duelos “terríveis bandidos” e seduziriam “belas mulheres”. Os andróides foram programados para satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os robôs dos três “mundos” se tornam assassinos. Enquanto vários visitantes são mortos a dupla de amigos tenta fugir dos robôs, principalmente de um pistoleiro eletrônico que quer matá-los de qualquer jeito.

    X – X: O Homem dos Olhos de Raio-X (1963) | Roger Corman

    17112016-x-o-homem-dos-olhos-de-raio-xO cientista Dr. James Xavier está trabalhando num projeto científico desenvolvendo um colírio especial, uma solução formada por hormônios e enzimas alterados batizada de “X”, capaz de aumentar a capacidade de visão humana. Segundo ele, o olho humano apenas tem um alcance de percepção de 90% do universo e uma vez inconformado com isso…

    Y – Yojimbo – O Guarda-Costas (1961) | Akira Kurosawa

    Yojimbo O Guarda CostasUm samurai desempregado (Toshirô Mifune) chega a uma cidade à procura de um trabalho, só que esta se encontra dividida entre dois mercadores rivais. O samurai oferece os seus serviços para ambos, envolvendo-se em sangrentas batalhas e aproveitando-se totalmente da situação. Inspirou obras famosas, como Por um Punhado de Dólares, de Sérgio Leone, e Kill Bill, de Quentin Tarantino.

    Z – Zelig (1983) | Woody Allen

    02102016-zelig-woody-allenLeonard Zelig (Woody Allen) é um artista inseguro que o obriga a imitar as pessoas ao seu redor física e mentalmente. Conhecido como o artista camaleão, Zelig começa a fazer um tratamento para cura-se desse mal que o persegue. Lentamente, Zelig desenha sua personalidade, mas quando as marcas do passado começam a aparecer, o homem camaleão tenta fugir desse passado obscuro.

    E aí, gostou da nossa lista? Te desafiamos para montar a sua e postar nos comentários 😉

    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous Article10 ótimos filmes poéticos que você precisa assistir um dia
    Next Article As 10 melhores atuações de Heath Ledger no cinema
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    Um breve estudo sobre Persona

    17 de dezembro de 2021

    A Ficção Científica nos EUA dos anos 1960

    20 de outubro de 2021

    Mulheres criadoras do cinema

    19 de fevereiro de 20211

    Laranja Mecânica – Uma análise semiótica

    11 de fevereiro de 20211

    1 comentário

    1. Augusto Japones on 22 de novembro de 2016 21:08

      Você desconsiderou os artigos definidos “o(s)” “a(s)” então deveria desconsiderar o artigo indefinido “um” também, fora isto a lista é muito boa.Para a letra U eu diria Último Tango em Paris.

      Reply

    Deixe um comentário Cancel Reply

    Conheça o cinema


    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2023 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?