Facebook Twitter Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    História do Cinema
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    • Youtube
    • A História do Cinema
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»Curiosidades sobre 2001: Uma Odisseia no Espaço
    Cinema

    Curiosidades sobre 2001: Uma Odisseia no Espaço

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda15 de fevereiro de 20162 Comentários
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    Todo filme tem as suas curiosidades, isso é inevitável. Uns tem poucas, outros tem muitas. Um filme como 2001: Uma Odisseia no Espaço, com a sua presença e marca para o cinema mundial não seria diferente. Além de todo o mistério que cerca esse clássico, ele esconde algumas curiosidades muito bacanas que eu separei aqui para vocês.

    > Curiosidades sobre O Iluminado
    > Curiosidades sobre Laranja Mecânica
    > Curiosidades sobre Pulp Fiction

    O Título do filme

    Kubrick e o co-roteirista Arthur C. Clarke (cujo conto “The Sentinel” forneceu a inspiração parcial para o filme e que escreveu o livro de 2001, que foi desenvolvido simultaneamente com o filme) deu 2001, a título provisório, How the Solar System Was Won (fazendo referência ao clássico How the West Was Won). O projeto foi anunciado em um comunicado de imprensa 1965 como Journey Beyond the Stars, mas outros títulos foram considerados: Universo, Tunnel to the Stars, e Planetfall. A dupla não chegou ao título final até 11 meses mais tarde.

    Discovery

    O set de filmagens da nave Discovery, com uma enorme centrífuga (a estrutura parecida com uma roda rotativa), foi construído pelo fabricante de aeronaves Vickers-Armstrong, custando aproximadamente 750.000 dólares.

    discovery 2001A Ciência

    Famosos autores de ficção científica eram tão divididos sobre o filme como críticos de cinema. Escritores como Ray Bradbury e Lester del Rey sentiram que em 2001 faltava a humanidade, enquanto Isaac Asimov e Samuel R. Delany ficaram muito impressionados.

    Apollo por Kubrick

    Algumas teorias da conspiração estão convencidas de que o pouso na Lua de 1969, realizado pelos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin, que ficou conhecido como Apollo, foi totalmente uma farsa. Acredita-se que o vídeo de Armstrong era um filme falso dirigido por Kubrick.

    O preço da perfeição

    Muito perfeccionista (e consumido pelas exigências técnicas) 2001: Uma Odisseia no Espaço acabou sendo $4,5 milhões de dólares mais caro em relação ao orçamento inicial de $6 milhões. Além disso, foi lançado com 16 meses de atraso.

    > Curiosidades sobre De Volta Para o Futuro
    > Curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura
    > Curiosidades sobre Psicopata Americano

    Kubrick faz-tudo

    Kubrick participou em quase todos os aspectos da produção, incluindo a concepção. Ele escolheu a maioria dos tecidos para os trajes de seu ator e selecionou a maioria dos móveis. Suas escolhas se tornaram uma tendência e muitos desses designs e peças (como o Herman Miller Action Office e as cadeiras Olivier Mourgue Djinn) tiveram um aumento na popularidade depois que o filme foi lançado.

    Talheres

    O designer dinamarquês Arne Jacobsen criou o talheres usados ​​pelos astronautas da Discovery. Ainda é vendido ao público até hoje. Clique aqui para ver.

    500 horas de filme

    O supervisor de efeitos especiais fotográficos Douglas Trumbull uma vez disse que o tiro total de metragem em 2001: Uma Odisseia no Espaço foi de cerca de 200 vezes o comprimento do corte final.

    Cenas inéditas (só que não)

    Kubrick muitas vezes queimou seus negativos depois de completar um filme, mas 17 minutos de filmagem perdida foi descoberto há alguns anos em uma mina de sal no Kansas em perfeitas condições. O material vem do corte pós-estreia do filme, infelizmente não foram anunciados planos para liberá-lo ainda.

    Daisy Bell

    A inclusão da canção de HAL “Daisy Bell” foi inspirado pela visita de Arthur C. Clarke a Bell Labs em 1961, onde ele testemunhou o IBM 704 “cantar” a canção. John Kelly e Carol Lochbaum programaram os vocais para a demonstração, e Max Mathews programou o acompanhamento. “Daisy Bell” é a canção mais antiga conhecida realizada utilizando síntese de fala do computador.

    2001 no Oscar

    O filme ganhou um único Oscar (foi nomeado 13 vezes), de Melhores Efeitos Especiais. Todo o crédito foi para Kubrick, o que acabou irritando alguns técnicos que trabalharam no filme. Sem contar que Kubrick não estava presente durante a cerimônia.

    Os Macacos

    O público pensou que os macacos no filme eram reais. Todos os primatas foram interpretados por seres humanos, com exceção de dois bebês chimpanzés.

    macacos 2001See You Next Wednesday

    A última frase dita pelo pai de Frank Poole, durante conversa por vídeo é: “Até a próxima quarta-feira.” O diretor John Landis (Os Irmãos Cara de Pau – 1980) adotou essa frase como piada na maioria de seus filmes.

    As Influências

    Alguns historiadores do cinema acreditam que o filme “Road to the Stars” do documentarista russo Pavel Klushantsev influenciou fortemente a  cinematografia e efeitos de 2001: Uma Odisseia no Espaço.

    Abertura

    O filme quase foi aberto com 10 minutos em preto-e-branco, prólogo de 35 milímetros com entrevistas com peritos científicos (como Freeman Dyson) discutindo as possibilidades de vida extraterrestre. Kubrick removeu essa abertura após mostrar para os executivos da MGM, mas o texto sobrevive no livro The Making of Kubrick’s 2001 por Jerome Agel.

    2001 é melhor que Star Wars?

    George Lucas admitiu em 1977 que 2001 foi um filme melhor do que os seus Star Wars: “Stanley Kubrick fez o filme de ficção científica final, e que vai ser muito difícil para alguém vir e fazer algo melhor, tanto que estou preocupado. Em um nível técnico, Star Wars pode ser comparado, mas pessoalmente eu acho que 2001 é muito superior.”

    Seguro para Kubrick

    De acordo com Arthur C. Clarke, Stanley Kubrick queria uma apólice de seguro do Lloyd de Londres (mercado de seguro e resseguro britânico) para se proteger contra perdas em caso de inteligência extraterrestre descoberta antes do lançamento do filme. Golpe publicitário?

    Caneta flutuante

    O efeito da caneta flutuante foi conseguido gravando com uma folha de vidro, suspenso em frente da câmara. Kubrick e sua equipe de efeitos tentaram chegar a uma maneira mais profissional de executá-la, mas nada parecia funcionar.

    caneta flutuanteNão aguentaram

    Durante a estreia, centenas de pessoas deixaram a sala de cinema antes do filme acabar – incluindo Rock Hudson, que se perguntou “que inferno é esse?”. Sabem de nada, inocentes 🙁

    Filha de Kubrick

    A filha de Kubrick, Vivian, apareceu no filme como a filha do Dr. Floyd (William Sylvester). Vemos isso na cena em que Floyd entra em vídeo chamada com ela.

    filha kubrickMaquiagem

    Keir Dullea passou 12 horas na composição de velhice por suas cenas como um homem idoso.

    Areia

    Stanley Kubrick importou várias toneladas de areia para as cenas da lua.

    HAL feminina

    HAL 9000 era originalmente uma persona feminina chamada Athena. A sequência de 2001, 2010: O Ano Em Que Faremos Contato contou com uma versão feminina de HAL, chamada SAL 9000 (dublada por Candice Bergen).

    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous Article17 cenas de “O Regresso” comparadas com filmes de Andrei Tarkovsky
    Next Article Os 12 filmes preferidos de Martin Scorsese
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    Um breve estudo sobre Persona

    17 de dezembro de 2021

    A Ficção Científica nos EUA dos anos 1960

    20 de outubro de 2021

    Mulheres criadoras do cinema

    19 de fevereiro de 20211

    Laranja Mecânica – Uma análise semiótica

    11 de fevereiro de 20211

    2 Comentários

    1. Lucas Pilatti Miranda on 16 de fevereiro de 2016 02:21
    2. Alan Gustavo on 18 de julho de 2016 23:29

      Sem falar que a parte científica teve grandes contribuições de Carl Sagan, principalmente no que tange a vida extraterrestre mostrada no filme.

    Conheça o cinema


    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2023 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?