Fritz Lang, gótico e expressionista
A carreira de Fritz Lang no cinema é definida por dois locais que o cineasta escolheu para fazer suas filmagens. Primeiro na Alemanha, onde foi pioneiro dos filmes expressionistas e chegou a ser apelidado de “the master of darkness” – o mestre das trevas – pelo British Film Institute, tendo produzido duas obras imensamente importantes para o movimento: Metropolis (1927) e M, O Vampiro de Dusseldorf (1931).
Em Hollywood, quando aterrizou após fugir dos nazistas no final dos anos 30, ele aprimorou suas técnicas impecáveis do uso de sombras e da escuridão. Sua mistura de expressionismo alemão com histórias de detetives americanas deu origem ao que conhecemos hoje como filme noir.
Freud, Nietzsche e a arquitetura austríaca: todos eles desempenham um papel no estilo visual e narrativa para as obras de Lang. Seus filmes podem ser um desafio, mas esses 10 que separamos são essenciais para qualquer fã ou estudante de cinema.
Separamos para vocês os 10 melhores filmes de Fritz Lang de acordo com o público geral, então se na sua opinião, faltou algum, não deixe de comentar lá embaixo (:
Dr. Mabuse, o Jogador (1922)
Líder de uma quadrilha, Dr. Mabuse planeja um grande golpe: o roubo de informações privilegiadas da bolsa de valores. Depois de usar seus poderes psíquicos em um golpe no jogo de cartas, Mabuse começa a ser investigado pelo Comissário Von Wenk. Mas as poucas pistas fazem com que o comissário procure alguém para ajudá-lo no caso.
Metropolis (1927)
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual até hoje.
M, O Vampiro de Dusseldorf (1931)
Um assassino em série na cidade alemã de Dusseldorf põe a polícia e a população em estado de alerta máximo. Obra-prima do Expressinismo Alemão, M já serviu de inspiração para inúmeros outros cineastas, que vêem em sua fotografia uma maneira própria de fazer cinema, seguindo os passos de outras obras do Expressionismo, como Nosferatu, de 1922.
Fúria (1936)
Joe acaba sendo confundido com um criminoso e é preso injustamente acusado de seqüestrar a própria noiva. Na prisão sofre com a intolerância e selvageria dos outros presos.
Só Se Vive uma Vez (1937)
Um presidiário (Henry Fonda), enjaulado três vezes por crimes perigosos à sociedade, é solto por influência de sua namorada e decide que quer se tornar uma pessoa de bem. Porém, ao dar de cara com a liberdade, os preconceitos e as dificuldades farão ele voltar ao mundo do crime por falta de opção melhor. Este é o segundo filme americano do diretor Fritz Lang.
Os Carrascos Também Morrem (1943)
Brian Donlevy é um médico tcheco membro da resistência que assassina o carrasco do título. A Gestapo (polícia secreta do Estado) reage e abre uma grande caçada ao responsável, que inclui a partir de certo ponto a execução de cidadãos tchecos a cada hora.
Um Retrato de Mulher (1944)
O professor Wanley, do colégio Gotham, e seus amigos estão obcecados por uma bela mulher. Ele vai até o apartamento dela, mas encontra com seu namorado e, depois de uma briga, acaba o matando. O professor precisa manter sua boa reputação e, para isso, precisa esconder o crime que cometeu.
Almas Perversas (1945)
Um homem na crise da meia idade se aproxima de uma mulher mais nova e o noivo dela a convence a enganá-lo de forma que ambos consigam um pouco da suposta fortuna dele.
Os Corruptos (1953)
Um detetive investiga a morte por suicídio de um sargento de polícia. Durante as investigações, uma garota que diz ter evidências do caso é encontrada morta. A partir daí, as coisas apertam e o trabalho de Dave Bannion ficará cada vez mais complicado e perigoso.
No Silêncio de uma Cidade (1956)
A morte do magnata da mídia Amos Kyne provoca uma disputa de poder nas suas empresas. Ao mesmo tempo, Nova Iorque sofre com os ataques de um serial killer de mulheres. Edward Mobley precisa capturar o assassino, evitar que as empresas Kyne caiam em mãos erradas e ainda tentar salvar seu relacionamento do fim.
Comente aqui embaixo quais são seus filmes favoritos de Fritz Lang.
Veja também:
– 10 filmes de Jean-Luc Godard que você precisa assistir
– 10 filmes de Luis Buñuel que você precisa assistir
– 10 filmes de David Lynch que você precisa assistir
– 10 filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir
– 10 filmes de Ingmar Bergman que você precisa assistir
– 10 filmes de Carl Theodor Dreyer que você precisa assistir
– 10 filmes de Akira Kurosawa que você precisa assistir
– 10 filmes de Alfred Hitchcock que você precisa assistir
Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.
4 Comentários
Parabéns pelo excelente post!
Obrigado 😉
Muito foda! Pra quem curte suspense, aí está um banquete farto.
Olá! Entrei aqui por acaso e adorei! Salvei nos favoritos para não perder. Obrigada.