Bom, 2001: Uma Odisseia no Espaço dispensa comentários, certo? Mas é sempre bom lembrar que ele é um dos maiores nomes da ficção científica de todos os tempos. Dirigido pelo mestre Stanley Kubrick, o filme que teve influências de George Méliès e Julio Verne tembém influenciou as gerações seguintes da ficção.
É incrível perceber, após assistir ao filme, que ele tenha sido realizado em 1968. Como Kubrick conseguiu tamanha perfeição nas cenas com a precária tecnologia da época? É por essas e outras que o longa, assim como o diretor, são considerados geniais em diversos aspectos. Pelos mesmos motivos, o filme serviu de inspiração para uma grande leva de ficções que foram realizadas após 1970 e, com certeza, isso não irá terminar tão cedo, afinal, sem passado não há futuro.
“Se alguém entender o filme na primeira vez, nossas intenções terão falhado” – Arthur C. Clarke
Confira, então, nossa lista de 10 filmes que, de uma forma ou de outra, tiveram alguma influência do grande ícone realizado em conjunto entre Kubrick e o escritor Arthur C. Clarke.
Westworld – Onde Ninguém Tem Alma (1973) | Michael Crichton
Dois amigos, Peter Martin e John Blane, resolvem passar as férias no hipermoderno centro de diversões de Delos, que cobra US$ 1000 por pessoa ao dia. Lá foram criados os ambientes da Roma Imperial, Idade Média e do Velho Oeste, todos povoados por robôs perfeitos. Eles optam por este último “mundo”, onde enfrentariam em duelos “terríveis bandidos” e seduziriam “belas mulheres”. Os andróides foram programados para satisfazer os clientes e nunca os ferir, mas devido a problemas técnicos os robôs dos três “mundos” se tornam assassinos. Enquanto vários visitantes são mortos a dupla de amigos tenta fugir dos robôs, principalmente de um pistoleiro eletrônico que quer matá-los de qualquer jeito.
Dark Star (1974) | John Carpenter
A tripulação da Dark Star está numa missão de 20 anos que consiste em abrir um trilho no espaço destruindo planetas que estão no caminho das rotas de navegação. Só que, perto do fim da jornada, tudo começa a correr mal, com um alienígena que parece uma bola de pelo, sistemas informáticos avariados e uma bomba inteligente que acha que é Deus.
Rollerball – Os Gladiadores do Futuro (1975) | Norman Jewison
Em uma sociedade do futuro na qual não há mais guerra e os países foram substituídos por corporações, existe Rollerball, um violento jogo criado para aliviar as tensões e controlar a população, demostrando a futilidade do individualismo. É um jogo extremamente difícil, criado para não ter ídolos. No entanto, Jonathan E., o maior astro deste jogo, desafia as normas estabelecidas pelo poder e recusa a se aposentar. Então as regras do jogo são drasticamente mudadas, para destruí-lo ou matá-lo.
O Homem Que Caiu na Terra (1976) | Nicolas Roeg
Thomas Jerome Newton é um alien humanoide que vem para Terra em busca de água para seu planeta em extinção. Ele inicia uma tecnologia para conseguir os bilhões de dólares necessários para construir uma nave para retornar ao seu planeta. Ele acaba conhecendo Mary-Lou, uma garota que acaba apaixonando-se por ele.
Geração Proteus (1977) | Donald Cammell
Cientista constrói casa totalmente controlada por computador. Os equipamentos, no entanto, adquirem personalidade própria e decidem, além de controlar o mundo, inseminar a mulher do cientista.
1 comentário
Esqueceu de mencionar “A viagem a lua de júpiter” (ORG: “Europa Report”).