Os Incompreendidos (1959) | François Truffaut
Antoine Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção, então ele mata aula para ir ao cinema e sair com seus amigos. Certo dia, ele descobre que sua mãe tem um amante. Este é o primeiro longa de Truffaut, considerado um dos diretores europeus mais importantes de todos os tempos.
8½ (1963) | Federico Fellini
Guido é um diretor de cinema que não consegue ter mais um momento de paz. As pessoas que trabalharam com ele sempre estão pedindo mais trabalho. Ele também luta contra sua consciência, mas não consegue ter novas idéias para um novo filme. Enquanto se preocupa com isso, começa a relembrar grandes momentos em sua vida, como todas as mulheres que amou e foram deixadas por ele.
Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) | Stanley Kubrick
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Solaris (1972) | Andrey Tarkovskiy
Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.
11 Comentários
Whisky (2004) – Juan Pablo Rabella e Pablo Stoll
Into The Wild
So apareceu 5 na lista diz 25
Tem que ir passando as páginas, esses sits usam isso pra conseguirem mais clicks
“Uma Simples Formalidade” (1994) – direção de Roman Polanski – com Roman Polanski e Gérard Depardieu. Um must!
“Uma Simples Formalidade”, a direção é do Italiano Giuseppe Tornatore, o mesmo de “Cinema Paradiso”, “Estamos Todos Bem”, “A Lenda Do Pianista Do Mar”, “Malena”, entre outros 🙂
Ok, anotado. Pensei que fosse do Polanski… Thanks.
Só os filmes bons e Birdman
ista muito boa mas eu também incluiria The Godfather e Drive, que é um filme excelente e é bem recente (2011). E claro que não poderia faltar Scarface, meu filme predileto.
iVAN O tERRIVEL
Concordo com o colega de baixo, faltou O poderoso chefão, para mim a trilogia toda!
Talvez também “Sociedade dos poetas mortos”.