Um filme rico em seu elenco, diálogo, trilha sonora, fotografia, enquadramento sob a direção de um dos maiores nomes da atualidade. Pulp Fiction trouxe à década de 90 uma visão absolutamente diferente do que estavam acostumados, sendo o segundo filme (intitulando Tarantino como diretor). Reservoir Dogs conquistou admiradores até hoje com seu poder de persuadir o espectador, dando o privilégio da imaginação, mas Pulp Fiction superou as expectativas e se tornou um ícone pop do cinema.
>> Leia a resenha completa de Pulp Fiction
Malibu 64
O carro vermelho que Vincent dirige ao ir para o restaurante com a Mia, é de Tarantino na vida real. Além disso, ele foi roubado durante as filmagens e encontrado apenas em 2013.
Carteira Bad Mother Fucker
Além do carro, outro item que aparece no filme e que pertencia ao diretor Quentin Tarantino é a famosa e imortalizada carteira Bad Mother Fucker. (Se alguém quiser me dar uma de presente, eu aceito)
O que tem dentro da maleta?
Quando Vincent abre a maleta e uma forte e brilhosa luz é revelada, todos ficam curiosos, mas o filme não mostra. Existem muitas teorias sobre o que teria ali dentro, mas a verdade é que o diretor escolheu não revelar o conteúdo de propósito, deixando ao espectador a tarefa de tirar suas próprias conclusões. Porém, o conteúdo real eram duas baterias e uma lâmpada laranja que iluminava os rostos dos personagens, adicionando um toque especial para a cena.
A Famosa Dança
Uma das principais cenas de Pulp Fiction é quando Uma Thurman e John Travolta dançam ao som de You Never Can Tell, de Chuck Berry. Essa música foi escolhida, porque a mãe do diretor escutava constantemente quando estava gravida de Tarantino. Além disso, a cena é uma homenagem a uma outra cena de dança, presente no clássico 8½ “Oito e Meio”, de 1963 e dirigido por Frederico Fellini. Você pode conferir o nosso post sobre esse filme clicando aqui.
Kurt Cobain no filme?
Courtney Love declarou em uma entrevista que Kurt Cobain, guitarrista e vocalista do Nirvana, quase fez o papel de Lance, que inicialmente seria de Tarantino e depois acabou ficando com Eric Stoltz. Kurt Cobain não pôde aceitar o papel do traficante pois o pessoal da gravadora não queria sua imagem relacionada com drogas. Kurt então agradece Tarantino na contracapa do disco In Utero, lançado pelo Nirvana em Setembro de 1993.
O Curativo de Marsellus Wallace
O curativo que aparece na nuca de Marsellus Wallace não é nada mais do que um machucado do ator durante a produção do filme. Tarantino não gostou da cicatriz e resolveu cobrir.
Erro de Gravação
Muitos pensam que se trata de um erro de gravação. Outros acreditam que seja proposital: quando Vincent e Jules vão ao apartamento de Brett para recuperar a maleta de Marsellus, um dos garotos que está na casa atira em direção aos dois, mas não acerta nenhum tiro. Fãs mais atentos repararam que os furos aparentemente causados pelas balas perdidas já aparecem na parede antes do jovem disparar a arma.
O Discurso Bíblico (ou não) de Jules
“O caminho do justo está cercado por todos os lados pelas iniquidades dos egoístas e pela tirania dos perversos. Bendito é aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o protetor de seus irmãos e o salvador dos filhos perdidos. E eu atacarei com grande vingança e raiva furiosa aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá: meu nome é o Senhor quando minha vingança cair sobre ti!”.
Este é o discurso que Jules, personagem de Samuel L. Jackson, faz antes de executar Brett no começo do filme. A passagem foi, supostamente, tirada da Bíblia, do livro de Ezequiel. Mentira! O texto não está na Bíblia, mas foi originalmente escrito para um filme de 1976 chamado “The Bodyguard”, de Sonny Chiba. A única diferença é que no filme o nome “Chiba the bodyguard” é substituído por “The Lord”.
Vincent, não vá ao banheiro!
Toda vez que o personagem vai ao banheiro, algo ruim acontece. Quando ele volta para casa com Mia, ele vai ao banheiro se acalmar – enquanto isso, ela tem uma overdose na sala. Na lanchonete ao final do filme, Vince lê em um dos boxes ao mesmo tempo que acontece o assalto no local e Jules está no meio. Butch entra em casa para buscar seu relógio enquanto Vince está… no banheiro.
A Morte de Marvin
Outro momento marcante do filme é quando Vincent dispara um tiro sem querer no rosto de Marvin, matando-o na hora e sujando todo o interior do carro. A ideia original de Tarantino era que o tiro acidental de Vince acertasse o pescoço de Marvin e, um segundo na cabeça para o matar de vez. O diretor acabou mudando de opinião, concluindo que o momento ficaria muito mais engraçado com um único tiro da forma que foi.
1 comentário
https://www.biblegateway.com/passage/?search=Ezekiel+25%3A17&version=KJV A passagem bíblica está lá em Ezequiel 25:17 … pode não ser exato, mas a parte final principalmente é baseada nele.