Caminhos Perigosos (1973) | Martin Scorsese
Charlie é um homem que trabalha para crescer no submundo dos guetos de Little Italy, em Nova York. Ao seu lado, porém, está Johnny Boy (Robert De Niro, em sua primeira parceria com Scorsese), um jovem revoltado, agressivo e sem escrúpulos, que vive se metendo em confusões por causa de dívidas de jogo. Caminhos Perigosos retrata o cotidiano desses dois indivíduos, em meio à realidade violenta do subúrbio das grandes cidades. O filme é um retrato do bairro nova-yorkino em que Martin Scorsese passou sua infância.
Poderoso Chefão II (1974) | Francis Ford Coppola
Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a construir o seu império.
Chinatown (1974) | Roman Polanski
J.J. Gittes (Jack Nicholson) é um detetive particular contratado por uma mulher para saber se seu marido, o importante engenheiro chefe do Departamento de Águas e Energias do local, tem um caso. Gittes faz o seu serviço, mas quando a real Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece em seu escritório, ele descobre que havia sido enganado por uma farsante. Tudo piora para Gittes quando o marido de Evelyn aparece morto no reservatório e Noah Cross (John Huston), pai dela, um dos homens mais poderosos do local, parece ter interesses bastante gananciosos no negócio em questão.
Glória (1980) | John Cassavetes
Jack Dawn é contador da máfia. Sob a suspeita de estar passando informações para o FBI, Jack e a família são eliminados. No entanto, o filho de seis anos, Phil, consegue escapar e foge com Glória, uma vizinha que namorou um dos mafiosos. Gloria e Phil serão perseguidos por Nova York porque o garoto tem em mãos um livro com toda a contabilidade da máfia.