O filme Wonder Woman (2017) está crescendo em termos de bilheteria (foram US$ 38 milhões arrecadados na estreia, que aconteceu há dois dias), crítica e número de fãs. A super-heroína chegou finalmente às telas do cinema e, ao que tudo indica, conseguiu retomar a credibilidade das produções da DC.
Mas a Deusa da Guerra e Princesa Amazona já foi interpretada (e até reinventada) por diversas atrizes, tanto em séries quanto em animações. Então, antes de assistir ao novo filme, confira quem foram as Mulheres Maravilhas clássicas do universo audiovisual:
Linda Harrison
Uma das primeiras tentativas de levar a guerreira além dos quadrinhos foi com a série Who’s Afraid of Diana Prince?, de 1967. Nessa produção, a Mulher Maravilha era interpretada por Linda Harrison e Diana Prince, seu alter ego, por outra atriz – a norte-americana Ellie Wood Walker. Parece estranho? É que a premissa da série era imaginar uma jovem que se transformava em uma super-mulher (por isso, a imagem de Harrison). Os roteiristas tentaram aproveitar o sucesso do seriado Batman, com foco na comédia, mas a falta de referências à história original da Mulher Maravilha não agradou.
Jane Webb
O programa The Brady Kids, em 1972, contou com a participação especial da Mulher Maravilha em um de seus episódios, It’s All Greek to Me. Na animação, a voz da heroína é da atriz Jane Webb, que teve diversos trabalhos no rádio entre os anos 1930 e 1950.
Shannon Farnon, Connie Cawlfield e Betty Jean Ward
As três deram voz à amazona na série Super Amigos, que foi ao ar de 1973 a 1986. A animação, produzida pela Hanna-Barbera, é considerada um dos cartoons clássicos sobre super-heróis, com episódios que traziam diversas referências às HQs. A imagem da Mulher Maravilha neste desenho, inclusive, é uma das representações mais icônicas.
Cathy Lee Crosby
Cathy é uma ex-tenista que se consagrou como atriz com a série That’s Incredible, sucesso dos anos 1980. Mas, antes disso, ela foi a protagonista do filme Wonder Woman, de 1974, exibido apenas na TV pela ABC (que considerava transformá-lo em uma série, caso a ideia funcionasse). Infelizmente, a produção não teve os resultados esperados e Cathy, a Mulher-Maravilha com cabelos loiros, não conseguiu manter o uniforme.
Lynda Carter
Em 1976, os fãs da personagem receberam bem o novo seriado da ABC, estrelado por Lynda Carter. Durante três temporadas, Lynda se transformou na maior referência à personagem, e chegou a ser considerada por muitos a “única escolha possível” para interpretar Diana Prince, graças a seu bom trabalho e sua semelhança com as ilustrações, além do figurino e das armas clássicas da super-heroína que apareciam no seriado. Depois da primeira-temporada, a produção passou a ser exibida pela CBS com o título The New Adventures of Wonder Woman e rendeu mais duas temporadas, que foram ao ar até 1979. Contudo, Lynda é associada ao seu papel até hoje e, também, costuma fazer referências à personagem.
Curiosidade: O Canal Warner tentou produzir um remake da série em 2011, com a atriz Adrianne Palicki (A Harpia, em Agentes da S.H.I.E.L.D) como protagonista. No entanto, a série foi considerada fraca e, mesmo com o piloto produzido, a ideia acabou engavetada.
Além desses nomes, a Mulher Maravilha também foi dublada, em diversas animações, por atrizes como Mary McDonald-Lewis, Susan Eisenberg (uma das principais vozes da heroína nos cartoons dos anos 2000), Cobie Smulders (no filme Uma Aventura LEGO, de 2014), Michelle Monaghan e Rosario Dawson. Na versão cinematográfica, dirigida por Patty Jenkins, e no filme Batman vs Superman (2016), Diana é interpretada pela israelense Gal Gadot, que já fez teste para interpretar uma Bond Girl (no filme Quantum of Solace) e esteve em dois filmes da franquia Velozes e Furiosos.