Episódio V: O Império Contra-Ataca
Três anos depois da destruição da Estrela da Morte, a Aliança Rebelde se muda para o gelado planeta Hoth. Enquanto está perdido na neve, Luke Skywalker enxerga o fantasma de Obi-Wan Kenobi, que o orienta a encontrar-se com Yoda em Dogobah. Enquanto ele segue o conselho do mestre ao lado de R2, Han, Leia, Chewbacca e C-3PO tentam despistar Darth Vader. Eles buscam abrigo na Vidade das Nuvens, em Bespin, e a ajuda de Lando Calrissian, velho conhecido de Han Solo. Porém, caem em uma cilada: Vader está lá, esperando por eles, e quer usá-los como isca para atrais Luke. O aprendiz de jedi sente que seus amigos precisam de ajuda e, mesmo contrariando o conselho de Yoda, abandona seu treinamento e vai até a Cidade das Nuvens, onde precisa enfrentar Vader.
Cenas marcantes
– Jedi na lama
Em Dagobah, planeta que parece um enorme pântano, o mestre Yoda aceita transformar Luke em um jedi. Para o público que começa a ver a saga nos anos 1970, essa é a primeira aparição de Yoda e de seus poderes – ele retira uma nave do rio, só com o poder da mente.
– Numa fria
Depois de tentar se livrar da dívida com Jabba, Han Solo é pego. Pior: é congelado. George Lucas admitiu que a cena foi feita porque Harrison Ford poderia sair da saga. O ator queria que o personagem morresse. “Eu disse ‘Preciso de você no próximo filme'”, declarou Lucas à revista Empire.
– Top secret
O Episódio V tem talvez a cena mais famosa da saga. Ao enfrentar Darth Vader na Cidade das Nuvens, Luke descobre a verdade. “Luke, eu sou seu pai”, disse Darth Vader. George Lucas queria manter a revelação em segredo, e todos no estúdio achavam que o vilão diria “Obi-Wan matou seu pai”.
Você sabia?
Luke começa a desenvolver seus poderes e atrai o sabre de luz com o pensamento. O efeito especial da época era simplesmente jogar a arma para longe e depois inverter o filme.
3 Comentários
Ta de parabéns pelo post! Mesmo para quem ja assistiu um trilhao de vezes é bom ler esse artigo , afinal nunca me lembro desses nomes kkkkk!
Só uma correção: No EPISÓDIO V, Luke diz a Vader que Obi Wan falou a ele que Vader teria matado o pai de Luke. A famosa frase de Vader apos isso é: “Não! Eu sou seu pai!”
Náo. O que o artigo tenta dizer (sem muita clareza), é que nas filmagens, David Prowse (que lançava as falas de Vader que depois seriam dubladas por James Earl Jones). realmente diz “Obi Wan Matou seu pai”. Só quem sabia que a frase seria mudada posteriormente era o diretor, Irwin Kershner, Lucas, e o ator Mark Hammil, que foi avisado assim reagiria à linha verdadeira ao invés da falsa proferida por Prowse.