A Casa de Pequenos Cubinhos é um curta metragem lançado em 2008 no Japão. Dirigido por Kunio Katô, o filme tem uma leveza muito simbólica, ao mesmo tempo em que a condução do roteiro é tranquila e calma com ajuda da trilha sonora, ele consegue ser bastante profundo e sentimental, trazendo uma emoção significante para quem assiste.
O curta conta a história de um homem idoso, que vive em uma cidade onde o nível da água cresce tão rápido que, com o passar dos dias, sua casa vai ganhando sempre novos andares “cubos” deixando sempre os anteriores alagados. Certa vez, numa dessas “mudanças”, o homem deixa cair o seu cachimbo preferido (o qual ganhou de sua já falecida mulher). Sendo assim, ele consegue arrumar uma roupa de mergulho para ir atrás desse objeto tão especial.
A cada andar, ou cubo, que ele passa, ele relembra momentos da sua vida em que viveu nesses lugares, desde a cama em que deitava sua mulher, até o momento do casamento da sua filha. O tema da solidão é central, e a fidelidade que esse homem tem com sua família é especial e emocionante.
O curta ganhou diversos prêmios internacionais na sua categoria. Você não perde em dar o play: