Stanley Kubrick, perfeccionista e completamente versátil.
Stanley Kubrick é um dos maiores diretores do cinema americano, quiçá mundial. Entretanto, por muitos espectadores é considerado superestimado e prepotente, acumulando diversas polêmicas durante sua vida mesmo tendo deixado como herança para nós, algumas obras de arte com imenso valor cultural.
Eu, honestamente, sou admirador forte de seu trabalho e sei que para muita gente – assim como aconteceu comigo – Kubrick é uma verdadeira porta de entrada para o mundo da sétima arte.
“Se pode ser escrito ou pensado, pode ser filmado.”
– Stanley Kubrick
Para saber mais sobre quem foi Stanley Kubrick, clique aqui. Abaixo selecionei os 10 principais filmes do diretor, boa maratona.
Glória Feita de Sangue (1957)
Quando soldados franceses nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial recusam-se a continuar um ataque aparentemente impossível de se vencer, seus superiores resolvem levá-los à corte marcial, onde poderão ser julgados à morte.
Spartacus (1960)
Spartacus, nascido e criado escravo, é vendido para um treinador de gladiadores para disputar duelos mortais. Rebelde, consegue formar um grupo e libertar-se, tornando-se líder dos escravos e trazendo problemas a Roma.
Lolita (1962)
A história de um professor britânico de meia-idade que vai morar nos EUA e aluga um quarto na casa de uma viúva extremamente carente, mãe de Lolita, uma linda adolescente por quem ele se apaixona perdidamente à primeira vista.
Dr. Fantástico (1964)
Um general completamente insano, Jack Ripper, ameaça, durante uma reunião entre nações, neutralizar a U.R.S.S. com bombas nucleares, o que poderia gerar um Holocausto fulminante na Terra. Todos os outros membros fazem de tudo para evitar. Entre eles está o ator Peter Sellers, que retrata três das pessoas que podem impedir a tragédia: o Capitão britânico Mandrake, o presidente norte-americano Merkin Muffley e o alemão bêbado Dr. Fantástico.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Laranja Mecânica (1971)
O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
Barry Lyndon (1975)
Vencedor de quatro Oscar técnicos, o filme conta as aventuras de um irlandês que, expulso de seu país, tem por objetivo alcançar a aristocracia e conquistar a felicidade, jogando, duelando e utilizando a arma da sedução.
O Iluminado (1980)
Jack Torrence consegue um emprego de vigia em um hotel no Colorado, durante a temporada de inverno, e leva a sua família para lhe fazer companhia. Devido à baixa temporada e ao isolamento, Jack começa a ter visões e coisas estranhas passam a acontecer naquele lugar assombrado.
Nascido Para Matar (1987)
Nascido para Matar é um dos mais interessantes filmes sobre a Guerra do Vietnã já lançados. Dividido em dois segmentos distintos – o treinamento dos soldados e a guerra em si – este penúltimo trabalho de Kubrick como diretor explora as loucuras da guerra (principalmente através da figura do Sargento Hartman) e o que ela provoca na mente das pessoas. Um relato frio e quase desumano.
De Olhos Bem Fechados (1999)
Alice, curadora de arte, é casada com o doutor Bill Harford. Juntos formam um casal perfeito. Porém, depois de participarem de uma festa, Alice confessa ter tido atração e fantasias sexuais com outro homem, que também estava na festa. Os dois começam a discutir e Bill passa a se perguntar o porquê disto estar acontecendo com ele, então ele vai procurar seu amigo Nick Nightingale, que irá lhe mostrar um mundo de fantasias e jogos sexuais.
Qual é o seu TOP 10 do Kubrick? Comente!
Veja também:
– 10 filmes de Jean-Luc Godard que você precisa assistir
– 10 filmes de Luis Buñuel que você precisa assistir
– 10 filmes de Alfred Hitchcock que você precisa assistir
– 10 filmes de David Lynch que você precisa assistir
– 10 filmes de Ingmar Bergman que você precisa assistir
– 10 filmes de Carl Theodor Dreyer que você precisa assistir
– 10 filmes de Akira Kurosawa que você precisa assistir
Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.
1 comentário
Em alguns filmes como Laranja Mecanica, De olhos bem fechados, O iluminado… Kubrick consegue tomar conta da mente dos expectadores sem que os mesmos percebam. São filmes poderosos.
Dr. Fantastico é uma sátira a bestialidade humana, quem assiste nesta perspectiva se diverte demais. Em Nascidos para Matar, oscilamos entre a satira dos treinamentos e lavagem cerebral dos soldados americanos e a contradicao humana nos conflitos de guerra.
2001 Uma Odisseia no Espaço é o meu favorito…só de lembrar que foi feito em 1968…tendo o homem chego a lua no ano seguinte, é de arrepiar.