Todo filme diferente nos surpreende, não é mesmo? Seja por sua fotografia exuberante, cores que gritam, movimentos de câmera que nos tonteia, diálogos, cenas, trilha sonora… enfim, tudo isso – se usado da forma correta – pode acabar em um belo resultado, aqui, nós vamos citar 50.
Antes de mais nada, vale entender melhor o que é psicodelia, o termo derivado da palavra “psicodélico”. A origem etimológica é grega: psico, que significa “alma” ou “atividade mental”, somado ao sufixo ~delo, que significa “visível”, “claro”, “evidente”. Ou seja, psicodelia nada mais é do que uma atividade mental (ou espiritual) clara e evidente. Esse termo ficou bastante conhecido a partir dos anos 60, quando as drogas “psicodélicas” começaram a aparecer com mais frequência.
Vamos aos filmes? Caso lembre de mais algum que faltou na nossa lista, pode deixar o seu comentário aqui embaixo.
Viagem à Lua (1902) | Georges Méliès
Este curta-metragem de Georges Melies mostra uma das visões fantasiosas que os homens possuíam da Lua nos primeiros anos do século XX. Uma expedição formada por corajosos homens vai para o satélite da Terra, onde encontra seres nada amistosos, são capturados e devem fugir para retornar ao nosso planeta.
O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Robert Wiene
Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.
Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (1922) | Benjamin Christensen
Häxan documenta as perseguições movidas contra as feiticeiras numa Europa atravessada pela intolerância religiosa; o filme é narrado na primeira pessoa, como se o diretor desejasse demonstrar uma tese que, de fato, é assim enunciada: “A crença nos maus espíritos, feitiçaria e bruxaria é o resultado de ingênuas noções sobre o mistério do universo”.
Fausto (1926) | F.W. Murnau
Baseado na famosa peça de Goethe, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistofeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.
Metrópolis (1927) | Fritz Lang
O futuro é distante e o mundo está sob o comando dos poderosos, que isolaram os mais pobres no subsolo como se fossem seus escravos, para que trabalhassem em prol dos mesmos. Comandados por Freder Fredersen (Gustav Fröhlich), os operários são obrigados a trabalharem sem parar para que a cidade não pare. Obra-prima de Fritz Lang, reconhecido como um dos filmes-mudos mais importantes já lançados no cinema, continuando atual ainda hoje.
Nosferatu (1922) | F.W. Murnau
Nosferatu é uma espécie de adaptação não-autorizada do romance Drácula, de Bram Stoker. Todos os principais elementos e estrutura linear da história foram mantidos, mas aqui Drácula chama-se Orlok. O filme é possivelmente o principal representante do movimento cinematográfico conhecido como Expressionismo Alemão, e influencia inúmeros diretores até os dias atuais, com seu jogo de luz e sombra.
O Mágico de Oz (1939) | Victor Fleming
Após um tornado em Kansas, Dorothy vai parar com sua casa e seu cachorro na fantástica Oz, onde as coisas são coloridas, bonitas e mágicas. Porém, o seu maior desejo é retornar de volta para casa, para isso ele deve encontrar um mágico, que lhe mostrará como realizar esse seu desejo. Para chegar até ele, contudo, Dorothy viverá uma aventura inesquecível através do caminho de tijolos amarelos.
Fantasia (1940) | Norman Ferguson, James Algar…
Várias histórias contadas de três maneiras: tradicional; com formas reais, mas acontecimentos surreais, sugerindo algo novo; e completamente surreais, onde o sentimento vem das formas e das cores. Tudo embalado com o melhor da música clássica, como Bach, Beethoven e Tchaikovsky.
O Homem que Vendeu a Alma (1941) | William Dieterle
Um fazendeiro com má sorte faz um pacto com o diabo para ter sete anos de prosperidade. Vencedor do Oscar de Melhor Trilha-Sonora para o compositor Bernard Herrmann e indicado a Melhor Ator para Walter Huston.
Quando Fala o Coração (1945) | Alfred Hitchcock
O famoso médico Edwardes é o recém contratado diretor de uma clínica para doentes mentais. Dra. Constance é psiquiatra do local e percebe que os comportamentos de Edwardes estão bastante estranhos.
Narciso Negro (1947) | Michael Powell, Emeric Pressburger
Cinco freiras, chefiadas pela jovem e inexperiente irmã Clodagh, passam a tomar conta de um convento no isolado Himalaia, em meio a um povo não-católico. Contando com a ajuda do Sr. Dean, o filme funciona como um estudo sutil, quase inconsciente, do desejo carnal dessas freiras, tão jovens.
A Bela e a Fera (1946) | Jean Cocteau
Um comerciante vive com seu filho Ludovic (Michel Auclair) e com suas três filhas. Duas delas, Felicie (Mila Paréli) e Adelaide (Nane Germon) são muito malvadas e pretensiosas e se aproveitam da irmã Bela (Josette Day), fazendo-a de empregada. Porém, um dia o comerciante, perdido na floresta, encontra um castelo e pega uma rosa do seu jardim para Bela. Mas o dono do castelo, um ser meio humano e meio fera, captura o comerciante e o condena à morte, ou então que uma das filhas dele o substitua na prisão. Bela se sacrifica pelo pai e vai ao castelo, onde descobre que a fera não é tão selvagem e desumana.
Festim Diabólico (1948) | Alfred Hitchcock
Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em uma história real.
Os Esquecidos (1950) | Luis Buñuel
Durante os anos 50 na Cidade do México, o adolescente El Jaibo (Roberto Cobo) foge do reformatório e volta a viver na rua uma vida de miséria. Ao lado de outros garotos, passa a cometer pequenos assaltos até que um dia se envolve em um assassinato.
Alice no País das Maravilhas (1951) | Clyde Geronimi, Wilfred Jackson
Após seguir um coelho de colete e relógio, Alice embarca em uma aventura por um mágico mundo cheio de figuras inusitadas. Tentando encontrar o coelho, acaba conhecendo diversos personagens marcantes e se envolve em grandes confusões. É um dos filmes mais surrealistas que a Disney já fez.
O Alucinado (1953) | Luis Buñuel
Francisco é um homem tranqüilo e religioso, respeitado por todos em sua comunidade. Durante uma missa, acaba se encantando pela figura de Glória, que nada mais é do que a namorada de seu amigo. Não mede esforços para chamar a sua atenção, até que, finalmente, consegue fazer com que eles se separem e casa com ela. Porém, logo após o casamento Glória já passa a conhecer quem é o verdadeiro Francisco: um homem ciumento, possessivo, paranóico e extremamente alucinado.
Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock
Scottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.
O Sétimo Selo (1957) | Ingmar Bergman
Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.
O Anjo Exterminador (1962) | Luis Buñuel
Depois de uma festa, os convidados simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas.
O Processo (1962) | Orson Welles
Joseph K. (Anthony Perkins) é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach (Madeleine Robinson) e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia (Arnoldo Foà), que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia. Durante o processo Joseph segue com suas atividades normais, tendo apenas que ficar à disposição das autoridades a qualquer hora do dia. Incomodado por não saber do que está sendo acusado, ele decide investigar em busca de uma resposta.
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) | Stanley Kubrick
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Submarino Amarelo (1968) | George Dunning
John, Paul, George e Ringo enfrentam em seu Submarino Amarelo o exército de Blue Meanies que chegaram a Pepperland para acabar com toda a música, paz e amor que lá reinavam.
Sem Destino (1969) | Dennis Hopper
Dois membros da contra-cultura hippie no final dos anos 60 saem de Los Angeles e atravessam o país até Nova Orleans. Na viagem, encaram o espírito da liberdade, mas também muito preconceito. Primeira indicação ao Oscar para Jack Nicholson.
A Fantástica Fábrica de Chocolate (1971) | Mel Stuart
Um grupo de crianças vence o concurso das barras de chocolate Wonka e tem acesso à misteriosa, mágica e fantástica fábrica de chocolate, onde segredos bizarros da fabricação do produto estavam até então trancafiados a sete chaves.
Laranja Mecânica (1971) | Stanley Kubrick
O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.
Solaris (1972) | Andrey Tarkovskiy
Solaris é um planeta distante, que vem sendo constantemente estudado há décadas, e cujo mistério sobre seu oceano ainda não foi esclarecido, nem seus efeitos. Por falta de interesse e resultados, a solarística está morrendo; aliado a isto, os membros na estação espacial que orbita o planeta estão sendo afetados pelo oceano. Por conta disto, o psicólogo Kelvin – conhecido de um dos doutores da solarística e amigo de um dos tripulantes – é mandado para a estação para averiguar a situação. Lá, ele percebe aos poucos que Solaris é, mais que um planeta, um espelho da alma.
Lucifer Rising (1972) | Kenneth Anger
Possui grandes influências simbólicas e mitológicas do Antigo Egito, onde Lúcifer surge não como um demônio, mas como um anjo de luz. A produção começou a ser rodada por volta de 1966 e foi abandonada em 1967. O cineasta acabou usando algumas das sequências já prontas no curta ‘Invocation of My Demon Brother’. Anos mais tarde, as filmagens foram retomadas com a cantora inglesa Marianne Faithfull e o diretor escocês Donald Cammel. A película, filmada em grande parte no Egito, ficou pronta em 1972, mas só conseguiu ampla distribuição em 1980.
A Montanha Sagrada (1973) | Alejandro Jodorowsky
A ação começa com Jodorowsky – guru numa espécie de rito iniciático. Emseguida somos apresentados a um homem a quem chamam Ladrão, cuja figura lembra a de Jesus Cristo. Ladrão vaga pelas ruas do México quando é crucificado e apedrejado por um grupo de crianças. Nesse momento ele inicia uma verdadeira amizade com um anão que será um dos poucos a acompanhá-lo em sua saga.
Eraserhead (1977) | David Lynch
Henry Spencer (Jack Nance) é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da ‘criatura’ sozinho.
Hausu (1977) | Nobuhiko Ôbayashi
Gorgeous está excitada com a idéia de passar as férias de verão com o seu pai, até descobrir que a sua namorada iria junto. Então, ela decide ir a casa no campo de sua tia, levando consigo suas amigas de escola – Fantasy (que gosta de tirar fotos e devaneia a maior parte do tempo), Kung Fu (que tem ótimos reflexos), Sweet (que adora limpar), Prof (uma super nerd), Mac (que come muito), e Melody (uma musicista). Chegando a casa, eventos bizarros começam a ocorrer e as garotas começam a desaparecer uma a uma enquanto descobrem o segredo por trás de toda a aparente loucura. Tudo isso em um tom satírico e por vezes surreal.
Stalker (1979) | Andrey Tarkovskiy
Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.
Viagens Alucinantes (1980) | Ken Russell
Um cientista de Harvard conduz experimentos em si mesmo com uma droga alucinatória e uma câmara de isolamento, que pode estar causando-lhe uma regressão genética.
Pink Floyd – The Wall (1982) | Alan Parker
Em um quarto de hotel, Pink (Bob Geldof), um superstar do rock, enloquece enquanto lembra das memórias de sua vida. Roteiro escrito por Roger Waters, ex-baixista do Pink Floyd, baseado no albúm The Wall.
Blade Runner, o Caçador de Andróides (1982) | Ridley Scott
Deckard (Harrison Ford) é um Blade Runner, um policial que caça e extermina replicantes, humanos criados artificialmente. Seu desejo é sair da corporação, mas tem que adiar sua decisão quando passa a procurar quatro novos da raça, que Deckard deve procurar em um ambiente sujo e hostil. A dúvida é: quem é realmente humano e quem pode ser replicante num lugar como este?
Koyaanisqatsi – Uma Vida Fora de Equilíbrio (1982) | Godfrey Reggio
O diretor GodFrey Reggio filmou em locações por todos os EUA em busca de cenas da natureza ou espaços com intervenções do homem que mostrem desequilíbrio. Em imagens arrebatadoras, em câmera lenta ou acelerada, Reggio desfila um admirável mundo novo, sem qualquer diálogo, que é comentado de forma inesperável pela trilha sonora do compositor Philip Glass.
Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983) | David Cronenberg
O dono de uma pequena emissora de TV (James Woods) resolve ir atrás de uma atração mais subversiva para atrair audiência, quando conhece uma nova filosofia de programa: o Videodrome, cujos criadores possuem idéias bizarras e não-usuais para seu público.
Duna (1984) | David Lynch
Em 10.190 D.C., um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O motivo desta mudança é que o Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando a ecologia deste mundo como uma de suas armas.
Brazil: O Filme (1985) | Terry Gilliam
Em um futuro caótico e perturbador, uma cidade inteira é monitorada através de computadores e leis burocráticas ao extremo. É nesse infeliz mundo que Sam Lowry se apaixona por Jill, uma terrorista local.
Veludo Azul (1986) | David Lynch
Jeffrey retorna para sua cidade depois de estar fora algum tempo e descobre uma orelha humana sobre o chão, em meio ao mato. Não satisfeito com a passividade da polícia em relação ao caso, ele e a filha de um detetive da polícia resolvem fazer sua própria investigação. Eles acabam entrando em um submundo bizarro, envolvendo um homem diabólico e uma linda, porém misteriosa, mulher.
Estrada Perdida (1997) | David Lynch
Fred Madison (Bill Pullman) é acusado, sob misteriosas circunstâncias, de matar sua esposa Renee (Patricia Arquette). Ele logo se vê transformado em um outro homem, Pete Dayton (Balthazar Getty), possuindo uma vida completamente diferente. Quando Pete é solto no seu corpo e na sua mente, as coisas ficam cada vez mais misteriosas e intrigantes.
Medo e Delírio (1998) | Terry Gilliam
Adaptado do romance de Hunter S. Thompson, o filme fala sobre a busca pelo tão famoso “Sonho Americano”, por parte de um jornalista e seu advogado, dois sujeitos meio pirados (Johnny Depp e Benicio Del Toro) que chegam a Las Vegas entorpecidos por drogas para cobrir um evento esportivo para uma revista.
Pi (1998) | Darren Aronofsky
Max é um homem brilhante e atormentado, que está prestes a fazer a mais importante descoberta de sua vida: decodificar o padrão numérico por trás do mercado de ações. À medida que vai se aproximando da solução, o caos vai engolindo o mundo à sua volta. Ele é perseguido por uma agressiva firma de Wall Street determinada à dominação financeira, bem como por uma seita que tem a intenção de desvendar os segredos por trás de seus antigos textos sagrados.
Amnésia (2000) | Christopher Nolan
Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.
A Viagem de Chihiro (2001) | Hayao Miyazaki
Chihiro, uma garota de 10 anos, acompanhada pelos pais numa viagem de mudança vê-se subitamente encurralada numa situação desesperadora: seus pais, após comerem da comida de um restaurante desconhecido, transformam-se em porcos. A garota, então, deve fazer de tudo para reverter o acontecido, em um mundo bizarro e fantasioso. Oscar de Melhor Animação.
Waking Life (2001) | Richard Linklater
“Estamos feito sonâmbulos quando estamos acordados ou será que estamos conscientes enquanto sonhamos?” Junte-se à Wiley Wiggins para descobrir as respostas para as mais importantes dúvidas da vida, em um mundo que pode ou não ser verdadeiro.
Cidade dos Sonhos (2001) | David Lynch
Nas avenidas de Los Angeles, verdade é mentira com ilusão. Em torno da indústria do cinema, personagens vivem suas fantasias surrealistas, desejos e esperanças frustradas, como a ingênua Betty (Naomi Watts), que chega do Canadá para se tornar atriz. Ela cruza com Rita (Laura Harring), que acaba de sofrer um acidente e sequer se lembra do seu próprio nome. Betty tenta ajudá-la a descobrir quem é. Em outra parte de Los Angeles, o diretor de cinema Adam Kesher está sendo convencido por dois estranhos irmãos, com pinta de mafiosos, a contratar uma atriz específica para seu filme.
Império dos Sonhos (2006) | David Lynch
A percepção da realidade de uma atriz torna-se cada vez mais distorcida assim que ela se descobre apaixonada pelo ator do filme no qual está trabalhando, uma eterna refilmagem de uma produção polonesa que está supostamente amaldiçoada.
Viagem Alucinante (2009) | Gaspar Noé
Oscar, um usuário de drogas pesadas, cuja irmã Linda é uma stripper, tem flashbacks de sua infância como o trauma da morte de seus pais e alucinações desconcertantes. Em uma transação de venda de drogas, Oscar é morto pela polícia, mas agora ele pode flutuar acima e olhar para baixo: no sofrimento de sua irmã e sobre a vida, mesmo em um nível molecular. As cores do espectro podem ser bonitas. E o que dizer da vida após a morte, há apenas mais de um vazio?
Sr. Ninguém (2009) | Jaco Van Dormael
Nemo Nobody é um homem comum, que leva uma vida também comum ao lado da mulher, Elise, e dos três filhos. Isso até o dia em que, sem a menor explicação, ele acorda no ano de 2092. Nemo está com 120 anos de idade. Agora, além de ser o homem mais velho do mundo, ele é o último mortal de uma nova espécie humana num mundo onde ninguém mais morre. Isso não parece causar interesse particular em Nemo e nem ao menos o aborrece. Mas há algumas coisas que lhe preocupam: ele viveu uma vida correta? Amou a mulher que deveria amar? Teve os filhos que imaginou ter? Para Nemo, o própósito de sua existência está em encontrar respostas para essas questões.
Além do Arco-Íris Negro (2010) | Panos Cosmatos
Num futurístico ano de 1983, a jovem Elena vive aprisionada num laboratório experimental pelo enigmático Dr. Barry Nyle, que desenvolve uma complexa experiência psicológica. Nyle tem um objetivo místico-espiritual: a busca da “paz interior” por meio de uma delirante e alucinógena jornada em estilo LSD controlada por uma sinistra tecnologia à base de drogas.
16 Comentários
Kingdom Moonrise faltou! O homem duplo também,valsa com Bashir,Interstelar ,Persona,Birdman entre outros…
Agradeço profundamente e eternamente por essa lista.
Nós que agradecemos pela sua visita, Yuri. Volte sempre!! (:
Um filme bem surreal e interessante é El Topo.
Sonhos do Kurosawa e Quero ser John Malkovich do Charlie Kaufman
Lista muito boa!
Alguns outros:kynodontas,dumplings,oldboy,los cronocrimenes,donnie darko,the one i love.
Muitíssimo obrigada! 😉
Coloquem os títulos originais,facilita a busca do filme após ver a lista.
Mas de qualquer forma,excelente compilação,já assisti a grande maioria destes e são realmente ótimos.
acho que Donnie Darko valeria pra essa lista
Faltou “Tommy”, a ópera rock do The Who, também assinado pelo surreal Ken Russel.
Clube da Luta ficou faltando, mas é uma ótima lista.
Curioso, essa lista aceita David Lynch como sinônimo de psicodélico. Alguns ok, mas “Veludo Azul”, por exemplo, não tem nada de psicodélico.
Mas boa lista. Acho que “A Cela” merecia um lugar aí.
Filmes assim não fazem mal? As vezes fico com medo de ver filmes psicodélicos, músicas psicodélicas tbm………
faz mal não ouvir
UM curta surreal que me indicaram o poderia estar aí perfeitamente é Um cão andaluz, outro filme mais novo é El topo, os dois eu vi e não entendi nada :/
Lagosta!