O Exorcista (1973) | William Friedkin
Uma jovem filha de uma atriz é possuída por um demônio, e um padre especialista em exorcismo é chamado para cuidar do caso. Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi também o primeiro e único filme de terror da história a ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme.
O Espelho (1975) | Andrey Tarkovskiy
O mais autobiográfico trabalho do diretor Andrei Tarkovsky, onde o garoto Alexéi passa pelos mesmos problemas, alegrias e desgraças que o diretor passou, só que na tela. É um estudo da vida espiritual do homem contemporâneo, suas buscas e resoluções.
Chinatown (1974) | Roman Polanski
J.J. Gittes (Jack Nicholson) é um detetive particular contratado por uma mulher para saber se seu marido, o importante engenheiro chefe do Departamento de Águas e Energias do local, tem um caso. Gittes faz o seu serviço, mas quando a real Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece em seu escritório, ele descobre que havia sido enganado por uma farsante. Tudo piora para Gittes quando o marido de Evelyn aparece morto no reservatório e Noah Cross (John Huston), pai dela, um dos homens mais poderosos do local, parece ter interesses bastante gananciosos no negócio em questão.
Barry Lyndon (1975) | Stanley Kubrick
Vencedor de quatro Oscar técnicos, o filme conta as aventuras de um irlandês que, expulso de seu país, tem por objetivo alcançar a aristocracia e conquistar a felicidade, jogando, duelando e utilizando a arma da sedução.
Hausu (1977) | Nobuhiko Ôbayashi
Gorgeous está excitada com a idéia de passar as férias de verão com o seu pai, até descobrir que a sua namorada iria junto. Então, ela decide ir a casa no campo de sua tia, levando consigo suas amigas de escola – Fantasy (que gosta de tirar fotos e devaneia a maior parte do tempo), Kung Fu (que tem ótimos reflexos), Sweet (que adora limpar), Prof (uma super nerd), Mac (que come muito), e Melody (uma musicista). Chegando a casa, eventos bizarros começam a ocorrer e as garotas começam a desaparecer uma a uma enquanto descobrem o segredo por trás de toda a aparente loucura. Tudo isso em um tom satírico e por vezes surreal.
6 Comentários
Lucas, adorei a lista, mas acredito que ela ficaria completa se fosse abordado o porquê desses filmes estarem numa lista de 50 filmes com ótima fotografia. Seria legal se fosse dito sobre o direção de fotografia e suas escolhas dentro da concepção dos filmes, falar sobre o que fizeram com que eles se tornassem mais incríveis e dignos de nota. Sinopse de filme a gente encontra em qualquer lugar.
Eu já estava com os dedos no teclado pra falar “Cadê O Grande Hotel Budapeste”, fiquei bem surpreso em ser o último, a fotografia daquele filme é estupenda <3
Mas como ele citou, os filmes não estão catalogados em ordem de qualidade e sim datados do ano de lançamento.
Concordo com a Luciana: falta falar o MOTIVO desses filmes terem suas fotografias tão aclamadas. Sem contar no NOME dos cinematógrafos, pô. Eles merecem ser lembrados.
Faltou O Regresso, a fotografia toda feita em paisagens naturais desse filme é muito muito deslumbrante.
Faltou os Oito Odiados, Kill Bill, 007 Spectre.