Goya (1999) – Carlos Saura
Cinebiografia de Francisco José de Goya y Lucientes, gênio da pintura espanhola, enfocando o período em que o artista viveu exilado em Burdeos, no fim de sua vida.
Amador (1979) – Krzysztof Kieślowski
Operário de uma fábrica descobre sua paixão pelo cinema ao adquirir uma câmera de 8 mm. Passa a filmar tudo que o cerca, tornando-se o cronista oficial da empresa. Ao registrar um acidente de trabalho, é repreendido pelo censor político, descobrindo que nem tudo o que presenciava poderia ser mostrado.
Sede de Viver (1956) – Vincente Minnelli, George Cukor
Conta a vida de um dos maiores gênios da todos os tempos da pintura, Vincent Van Gogh. Famoso artista dividido entre a prodigiosa inspiração do seu gênio e a angustiante escuridão de uma mente atormentada. O obcecado Van Gogh pintou o modo como outros homens respiram, se despojando de família e amizades, que mais tarde foi deixando-o cada vez mais atormentado, chegando ao ponto de cortar a própria orelha e de tentar o suicídio.
A Paixão de Camille Claudel (1988) – Bruno Nuytten
Em Paris de 1885, a jovem escultora Camille Claudel entra em conflito com sua família burguesa ao tornar-se aprendiz e, depois, assistente do famoso Auguste Rodin. Quando ela se transforma em amante do mestre (que já é casado), cai em desgraça junto à sociedade parisiense, embora tenha amigos do porte do compositor Claude Debussy. Depois de quinze anos de tortuoso relacionamento com Rodin, Camille rompe o romance e mergulha cada vez mais na solidão e na loucura. Por iniciativa de seu irmão mais novo, o escritor Paul Claudel, é internada em 1912 num manicômio.
Moça com Brinco de Pérola (2003) – Peter Webber
Baseada em fatos reais (e muitos ficcionais), o filme conta a história de Griet (Scarlett Johansson), uma menina pobre que é obrigada a trabalhar como empregada na casa do artista e pintor Johannes Vermeer (Colin Firth) para ajudar sua família. A menina acaba por, eventualmente, tornar-se a modelo da obra mais famosa de Vermeer, considerada mundialmente e respeitada como a “monalisa holandesa”.
Sinopses via Cineplayers | Adorocinema