Já adianto que essa é uma lista de filmes para poucos. Não é todo mundo que está disposto a enfrentar a maioria dessas obras. Acontece que, mesmo sendo filmes fortes e pesados, eles têm a sua identidade e importância para o cinema. Seja pela mensagem que passam, pela bagagem histórica e verídica ou apenas por causar um verdadeiro impacto toda vez que é exibido.
Como sempre, não esqueça de comentar quais filmes polêmicos e controversos você adicionaria nessa lista. É sempre interessante ver a sua opinião (:
O Nascimento de Uma Nação (1915) | D.W. Griffith
Dois irmãos da família Stoneman visitam os Cameron em Piedmont, Carolina do Sul. Esta amizade é afetada com a Guerra Civil, pois os Cameron se alistam no exército Confederado enquanto os Stoneman se unem às forças da União. São retratadas as conseqüências da guerra na vida destas duas famílias e as conexões com os principiais acontecimentos históricos, como o crescimento da Guerra da Secessão, o assassinato de Lincoln e o nascimento da Ku Klux Klan.
Monstros (1932) | Tod Browning
Em um circo de atrações bizarras, Cleópatra (Olga Baclanova) é uma bela trapezista que é cortejada por um anão. Ela não responde as suas investidas até descobrir que ele é herdeiro de uma fortuna. Ela então arquiteta um plano com o seu amante Hércules (Henry Victor), de casar-se com o anão e depois desprezá-lo e envenená-lo. Só que no dia do casamento, Cleopátra repudia os amigos do circo do seu futuro marido, chamando-os de nojentos e sujos. As aberrações se juntam para se vingar de Cleópatra, transformando-a em uma pessoa metade mulher, metade galinha, sem as pernas e quase cega.
Êxtase (1933) | Gustav Machatý
Eva (Hedy Lamarr) acaba de se casar com um homem mais velho, mas descobre que ele é obcecado por ordem e não tem muito espaço para o amor. Ela fica desanimada e o deixa, retornando para a casa de seu pai. Um dia, enquanto banhava-se no lago, ela conhece um jovem e eles se apaixonam. O marido fica transtornado com a perda de esposa, e o destino lhe aproxima do amante de Eva.
A Tortura do Medo (1960) | Michael Powell
Mark Lewis (Karlheinz Böhm) é foquista num estúdio britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.
5 Comentários
Faltou anticristo do Lars von Trier.
A foto para referenciar “O Nascimento de uma Nação” é equivocada, já que é do filme “Triunfo da Vontade”.
Faltou Holocausto Canibal
Grande seleção faltou só o ninfomania do Lars Von Trier.
Faltou The Devils (1971) de Ken Russell; e Vá e veja (1985) de Elem Klimov