Tem gente que adora e tem gente que odeia filmes confusos e de difícil entendimento, afinal, após assistí-los precisamos ir atrás de informações e respostas (em alguns casos não encontramos). Em 2001: Uma Odisseia no Espaço, Kubrick e Arthur C. Clarke falaram que se encontrássemos resposta para o filme, eles teriam falhado.
A arte muitas vezes está para nos questionar e não nos mostrar respostas concretas. O questionamento nos faz pensar e repensar sobre, muitas vezes, nós mesmos, e é por isso que estes filmes valem o esforço, valem o questionamento. Um filme pode facilmente trazer diversas possibilidades e descobertas, agora depende de você querer encontrá-las.
– Por que você está usando essa estúpida fantasia de coelho? – Por que você está usando essa estúpida fantasia de homem? | Donnie Darko (2001)
2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) | Stanley Kubrick
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no nosso planeta. Quatro milhões de anos depois, no século XXI, uma equipe de astronautas a bordo na nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
Sorte Cega (1987) | Krzysztof Kieslowski
Witek é um jovem estudante de medicina que, após a morte do pai, corre para tentar alcançar o último trem para Varsóvia. Partindo desse cenário, o cineasta Krzysztof Kieslowski propõe e explora três diferentes desfechos para a história de Witek, selando seu destino como membro idealista do Partido Comunista, dissidente político e ativista comunitário, ou pai de família pequeno-burguês.
Vidas em Jogo (1997) | David Fincher
Nicholas Van Orton é um banqueiro milionário que ganha de aniversário de seu irmão Conrad um cartão incomum que lhe dá ingresso a uma diversão estranha. A partir de então, sua vida se transforma num verdadeiro inferno: todos em sua volta parecem querer matá-lo e ninguém é capaz de entender seu caso. Diante disso, ele terá de lutar sozinho para se manter vivo.
2 Comentários
Adorei a lista. O legal desses filmes é que, cada vez que assistimos novamente, tiramos novas conclusões, observamos detalhes que num ouro momento não pareciam ter importância. Ou seja, a percepção do filme muda na medida em que mudamos. Eu incluiria na lista o filme Cidade dos Sonhos, de David Linch.
eu incluiria o filme Viagens Alucinantes
Direção: Ken Russell
Elenco: William Hurt,