Dessa vez, separamos para vocês 15 clássicos do terror que, de alguma forma ou de outra, foram inspirados em folclores ou contos populares. Cada um desses filmes possuem uma aura totalmente única e merecem ser contemplados por todos os amantes do gênero.
Se você, ao terminar de ler a lista, lembrar de outro filme que poderia estar aqui, deixe seu comentário (:
Nosferatu (1922) | Friedrich Wilhelm Murnau
Um clássico do terror originário de um conto o qual se passa em uma área próxima das montanhas Cárpatos onde os camponeses do local contam histórias sobre o Conde Orlok que vive em um castelo distante e bebe sangue humano.
Hutter (Gustav von Wangenheim), agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock (Max Schreck), que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela.
The White Reindeer (1952) | Erik Blomberg
O filme é baseado em um conto popular finlandês, no qual a rena branca é usada, no lugar de lobisomens, como uma metáfora para o poder e a sexualidade.
Uma mulher recém-casada vai para o xamã local para obter alguma ajuda com sua vida amorosa, mas em vez disso se transformou em uma rena branca vampira.
Mensageiro do Diabo (1955) | Charles Laughton
É considerado uma analogia ao conto da Chapeuzinho Vermelho uma vez que o personagem do pastor no filme se assemelha ao personagem do lobo mau, neste caso a ânsia seria pelo dinheiro.
Baseado em romance de Davis Grubb, conta a história de um assassino de viúvas ricas que, ao sair da prisão, persegue uma família para encontrar o dinheiro que o pai, que conhecera na cadeia, havia guardado em lugar não revelado.
2 Comentários
talvez a bruxa, por ter seus diálogos quase em totalidade retirados de documentos da época
The Crucible seria um bom filme para essa lista