A poesia é demasiada abrangente em conceitos e estética, portanto, o cinema poético não é muito diferente. Alguns especialistas acreditam e associam esse “cinema poético” com o cinema arte, enquanto outros com o “avant-garde” ou seja, a arte de vanguarda.
O cinema poético se refere pura e simplesmente à poesia, sacrificando a clareza e consistência da prosa a favor de uma experiência imediata de imersão. Essa poética na linguagem cinematográfica diz respeito a música, as montagens das imagens, o ritmo do roteiro e manipulação do tempo, por exemplo.
Para entender melhor e conhecer esse cinema poético, separamos 10 excelentes filmes que todo amante da sétima arte precisa conhecer.
8½ (1963) | Federico Fellini
Guido é um diretor de cinema que não consegue ter mais um momento de paz. As pessoas que trabalharam com ele sempre estão pedindo mais trabalho. Ele também luta contra sua consciência, mas não consegue ter novas idéias para um novo filme. Enquanto se preocupa com isso, começa a relembrar grandes momentos em sua vida, como todas as mulheres que amou e foram deixadas por ele.
Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.