Hitchcock/Truffaut | François Truffaut, Alfred Hitchcock
Uma grande aula de cinema é como pode ser definida esta obra-prima da literatura especializada em cinema. Fã incondicional do diretor inglês Alfred Hitchcock, o cineasta francês François Truffaut, na época envolvido com a produção da revista Caderno de Cinema, o entrevistou por vários dias e obteve um resultado primoroso.
Conversas com Kubrick | Michel Ciment
Cineasta culto e exigente, senhor absoluto de seu meio de expressão, Stanley Kubrick produziu relativamente pouco: apenas treze longas-metragens em quase meio século de atividade. Foi o bastante para dar ao cinema meia-dúzia de obras-primas em diferentes gêneros, transgredindo sempre os limites destes últimos com seus filmes radicalmente originais, que desconcertam até hoje a crítica e o público. Neste livro, o grande crítico francês Michel Ciment faz o mais completo compêndio crítico da obra do recluso cineasta, unindo textos analíticos a entrevistas e depoimentos do próprio diretor e de seus colaboradores. Seu objetivo, plenamente atingido, é o de mostrar a coerência estética e filosófica por trás de obras aparentemente tão díspares como 2001 e O iluminado, Lolita e Laranja mecânica, Barry Lyndon e Nascido para matar. Em todos eles vibram as tensões entre razão e instinto, ciência e arte, amor e morte que caracterizam a filmografia de um dos grandes artistas do século XX.
Vale lembrar que “Conversas com” é uma série de livros e todos eles merecem destaque. Existem também Conversas com Woody Allen e Conversas com Martin Scorsese, cada um deles foi escrito por um autor diferente.
3 Comentários
Boa tarde pessoal do Canto dos Clássicos!
Sugiro também “O Cinema Segundo Bergman”, de Stig Björkman, Torsten Manns e Jonas Sima. É um livro sensacional de entrevistas (aos moldes de Hitchcock/Truffaut). Principalmente pra vocês que gostam muito de Bergman também.
Outros interessantíssimos: “Esculpir o Tempo”, de Andrei Tarkovski e “A Linguagem Secreta do Cinema”, de Jean-Claude Carrière.
Vou iniciar “Fazer um Filme”, de Fellini, que dizem que é muito bom também.
Abraços
Pingback: Livros sobre cinema: os top 7 mais icônicos da sétima arte
Pingback: Livros para quem adora cinema 🎬 Cultura Alternativa