Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    newsletter
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão
    Cinema

    10 filmes que retratam a Alegoria da Caverna de Platão

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda8 de junho de 201618 Comentários
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    O Mito, ou Alegoria (como preferir), da Caverna, é um tema proposto pelo filósofo grego Platão. Esse mito – presente no livro A República – consiste em mostrar a escuridão que nos aprisiona e a possibilidade de nos libertar da mesma. Como o próprio nome sugere, a questão da caverna pode, ou não, ser literal. Ou seja, um exemplo mais óbvio (e geral) seria uma pessoa nascer dentro de uma caverna isolada e nunca ter acesso ao exterior dela. Quais seriam os pensamentos desse ser? Quais seriam as dúvidas? Os anseios?

    No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali. Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, sem poder ver uns aos outros ou a si próprios. Atrás dos prisioneiros há uma fogueira, separada deles por uma parede baixa, por detrás da qual passam pessoas carregando objetos que representam “homens e outras coisas viventes”. As pessoas caminham por detrás da parede de modo que os seus corpos não projetam sombras, mas sim os objetos que carregam. Os prisioneiros não podem ver o que se passa atrás deles, e veêm apenas as sombras que são projetadas na parede em frente a eles. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. – fonte

    A intenção do livro A República é mostrar a linguagem e educação na formação de um “Estado Ideal”. Ao analisar os filmes abaixo, cada um deles possui alguma herança deixada por Platão, concorda?

    O Anjo Exterminador (1962) | Luis Buñuel

    anjo exterminador> Leia nossa resenha sobre o filme

    Depois de uma festa, os convidados simplesmente não conseguem deixar o local, sem que haja uma explicação racional para isso. Conforme o tempo passa, as máscaras dos antes bem relacionados começam a cair e revelar suas verdadeiras e mais profundas facetas.

    O Show de Truman (1998) | Peter Weir

    truman> Leia nossa resenha sobre o filme

    Truman Burbank é uma pessoa normal como todas as outras. Porém, faz parte de um reality show, ou seja, desde que nasceu vive em uma cidade completamente projetada para ele, onde seus movimentos são monitorados 24 horas por dia e trasmitidos para todo o mundo.

    Matrix (1999) | Irmãs Wachowski

    matrixgifFicção Científica de ação que reinventou vários conceitos no gênero no final dos anos 90. Fala sobre o domínio das máquinas sobre os homens. Um grupo liderado por Morpheus está atrás do “One” – o escolhido – que, diz a profecia, libertará a raça humana dessas máquinas.

    eXistenZ (1999) | David Cronenberg

    eXistenZUma renomada designer de jogos de realidade virtual, criadora de um novo jogo interativo chamado eXistenZ, é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la. Em fuga, é forçada a se esconder com um guarda de segurança novato, decidido a protegê-la. Porém, durante a perseguição os dois experimentam um mundo onde os limites entre a fantasia e a realidade não existem e nada é o que parece ser.

    Amnésia (2000) | Christopher Nolan

    filmes filosoficos livre arbitrio 1Rapaz que teve mulher brutalmente assassinada parte em busca de seu criminoso. Só que ele tem um problema: após o ocorrido, ele não consegue se lembrar por muito tempo de situações recentes, o que o deixa a mercê de anotações e na confiança das pessoas. Primeiro trabalho de grande expressão de Christopher Nolan, contado de uma forma bastante interessante, de trás para a frente, utilizando na construção do filme o modo como o personagem pensa.

    O Labirinto do Fauno (2006) | Guillermo del Toro

    O Labirinto do FaunoEspanha, 1944. Oficialmente, a Guerra Civil já terminou, mas um grupo de rebeldes ainda luta nas montanhas ao norte de Navarra. Ofelia, de dez anos, muda-se para a região com sua mãe, Carmen. Lá, as espera seu novo padrasto, um oficial fascista que luta para exterminar os guerrilheiros da localidade. Solitária, a menina logo descobre a amizade de Mercedes, jovem cozinheira da casa que serve de contato secreto dos rebeldes. Além disso, em seus passeios pelo jardim da imensa mansão em que moram, Ofelia descobre um labirinto e todo um mundo de fantasias se abre, trazendo consequências para todos à sua volta. Participou da competição do Festival de Cannes de 2006.

    Dente Canino (2009) | Yorgos Lanthimos

    repensar a realidade 2Pai, mãe e três filhos vivem nos arredores de uma cidade. A casa é isolada por uma alta cerca que os filhos nunca puderam ultrapassar. Eles são educados, entediados e exercitados da maneira que seus pais acham correto, sem nenhuma interferência do mundo externo. Acreditam que o avião que veem passando ao longe no céu é um simples brinquedo, e zumbis são flores pequenas e amarelas. A única pessoa autorizada a entrar na casa é Christina, que trabalha no escritório do pai e visita o filho a fim de satisfazer suas necessidades sexuais. Toda a família gosta dela, em especial a filha mais velha. Um dia, Christina dá a ela uma bandana que brilha no escuro e pede uma outra coisa em troca.

    Sono de Inverno (2014) | Nuri Bilge Ceylan

    Sono de InvernoAydin, ator aposentado, possui um pequeno hotel no centro da Anatólia junto de sua jovem esposa Nihal, de quem é distante emocionalmente, e de sua irmã Necla, que ainda sofre por seu divórcio recente. No inverno, a neve cobre o estepe enquanto ressentimentos são reacesos, pressionando Aydin.

    O Quarto de Jack (2015) | Lenny Abrahamson

    O Quarto de Jack> Leia nossa resenha sobre o filme

    Num pequeno quarto, bastante apertado, vivem Joy Newsome e seu filho Jack, de apenas cinco anos de idade. Presos há algum tempo, ele nasceu ali e não sabe nada sobre o mundo, nem mesmo imagina que ele realmente exista, pois tudo que ele conhece é esse pequeno quarto onde cresceu.

    Ex_Machina: Instinto Artificial (2015) | Alex Garland

    filmes niilistas 5Caleb, um jovem programador de computadores, ganha um concurso na empresa onde trabalha para passar uma semana na casa de Nathan Bateman, o brilhante e recluso presidente da companhia. Após sua chegada, Caleb percebe que foi o escolhido para participar de um teste com a última criação de Nathan: Ava, uma robô com inteligência artificial. Mas essa criatura se apresenta sofisticada e sedutora de uma forma que ninguém poderia prever, complicando a situação ao ponto que Caleb não sabe mais em quem confiar.

    Lembra de mais algum que poderia estar na lista? Fala pra gente 😉

    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous Article10 filmes sobre Behaviorismo e o comportamento humano para assistir antes de morrer
    Next Article Túmulo dos Vagalumes – 1988 (Resenha)
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    David Cronenberg: Surrealismo e Horror Corporal

    29 de março de 2025

    50 anos de um verdadeiro clássico: “Um estranho no ninho” (1975)

    28 de março de 2025
    9.5

    Protegido: A Paixão de Joana d’Arc – 1928 (Resenha)

    28 de fevereiro de 2025

    Psicologia no Cinema: quando a mente humana se torna protagonista

    26 de fevereiro de 2025

    18 Comentários

    1. Douglas Pupim on 8 de junho de 2016 11:54

      INTERESSANTE A LISTA, MAS NÃO ENTENDI A RELAÇÃO DO MITO COM O ANJO EXTERMINADOR E SENTI FALTA DOS EXEMPLOS QUE JULGO COMO MAIS CLAROS: “O ENIGMA DE KASPAR HAUSER” E “MUITO ALÉM DO JARDIM”

      Reply
      • Lucas (CDC) on 8 de junho de 2016 14:24

        @douglas_pupim:disqus uma das interpretações que podemos ter sobre o filme de Buñuel é que todos que estão ali “presos” podem sair da sala, mas é a própria vontade deles que não deixa. Isso se assemelha bastante ao mito de Platão. Platão ainda diz que se esses habitantes da “caverna” são liberados para se mover ao redor e ir até a luz, eles sentirão dores em seus corpos… No filme, percebemos claramente que por alguma força maior, eles tentam, mas não conseguem ultrapassar a linha que separa a sala da entrada daquela casa. Suas dicas são boas sim, podemos montar outras listas sobre o tema. Volte sempre.

        Reply
    2. fer on 8 de junho de 2016 12:33

      Tem “A vila” também

      Reply
      • Weverson on 13 de junho de 2020 16:27

        Faltou a vila

        Reply
    3. Jane Chiesse Zandonade on 21 de junho de 2016 10:18

      Há o bom filme com Robert Duvall chamado “THX 1138” (1971). É ótimo exemplo da alegoria da caverna de Platão.

      Reply
    4. Leonardo Molina on 2 de julho de 2016 00:15

      o filme “De volta ao presente” pode se enquadrar também? (não digo quanto a qualidade dele, mas ao plot)

      Reply
    5. Juliana Salgado on 7 de julho de 2016 06:58

      As Virgens Suicidas também se encaixa. Old Boy também.

      Reply
    6. Lah Dutra on 27 de julho de 2016 15:15

      ‘Bad Boy Bubby’ também se encaixa perfeitamente.

      Reply
      • José Alípio on 19 de julho de 2019 21:11

        Faltou Hedwig and the angry inch, é sensacional

        Reply
    7. Henrique Rizzi on 9 de agosto de 2016 09:54

      realmente precisa d 5 páginas para montar uma lista?

      Reply
    8. Dani Carriel on 19 de agosto de 2016 10:52

      Lucas, muito difícil colocar todos numa página só? É muito ruim/chato ver dois por página! E parabéns pelo ‘Irmãs’ Wachowski 😉

      Reply
    9. Silmara Garcia on 19 de agosto de 2016 15:15

      Adorei ver “Dente canino” na sua listagem. É maravilhoso!
      Acho que caberia o “Enigma de Kasper Hauser” também. ?

      Reply
      • Lúcia Barros Freitas on 23 de julho de 2019 00:20

        Concordo com as 2 sugestões de Douglas Pupim e acrescento “The Village” – “A Vila” (2004)

        Reply
    10. Hudson Bruno on 4 de abril de 2017 21:07

      Gostei bastante.

      Reply
    11. Giselle on 19 de julho de 2019 21:50

      Quem sabe “O Doador de memórias?”

      Reply
    12. Larissa on 21 de julho de 2019 17:08

      O anime/mangá “The Promised Neverland” também se encaixa nisso!

      Reply
    13. fatima on 24 de março de 2020 19:02

      Queria confirmar se “Nós” (Us) entraria para essa lista, na opinião de vocês.

      Reply
      • Lucas Pilatti Miranda on 25 de março de 2020 20:07

        Olá, Fatima. Obrigado pelo comentário. De certa forma sim, mas acredito que a base do mito da caverna não está tão evidente quanto nos filmes da lista. O que você acha?

        Reply
    Deixe um comentário Cancel Reply

    • Facebook 208.5K
    • Instagram 11.6K
    • YouTube 17.5K
    • TikTok
    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2025 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.