Segundo estudos, a cor vermelha remete a paixão, energia e calor. Por outro lado, pode estar relacionada ao poder, guerra, violência e perigo. Dentro da religião, a cor vermelha pode estar associada ao mal, ao pecado, ao diabo. Assim podemos levar horas para tentar descobrir todos os significados dela. Mas a verdade é que depende da situacão, do contexto, do recorte histórico e daí por diante.
Agora, se você gosta de fotografia e direção de arte no cinema, pode ter certeza que vai curtir esta lista. Separamos 10 filmes que usam a cor vermelha de uma forma estonteante, confira.
Os Sapatinhos Vermelhos (1948) | Michael Powell, Emeric Pressburger
No árduo mundo do balé, as garotas e dançarinos do empresário Boris Lermontov não têm folga: sua vida deve ser devotada à dança se eles quiserem continuar na carreira. A jovem bailarina Victoria Page é uma promessa, e após o sucesso do espetáculo “Red Shoes”, parece que ela terá o mundo a seus pés, até se envolver com o compositor Julian Craster, a contragosto de Lermontov.
Carrie, a Estranha (1976) | Brian De Palma
Carry White é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Porém, ninguém esperava o que estaria para acontecer.