Ao longo de sua carreira, Stanley Kubrick teve alguns contratempos, sendo o mais famoso a cinebiografia não realizada de Napoleão Bonaparte – conhecido por muitos como “o maior filme não realizado”.
Cary Fukunaga, diretor vencedor do Emmy por seu trabalho na primeira temporada de True Detective, planeja com a HBO para dirigir uma minissérie baseada no roteiro de Stanley Kubrick sobre a vida do líder político durante os últimos estágios da Revolução Francesa. Steven Spielberg será um dos produtores, ao lado de Darryl Frank e Justin Falvey.
Como todos – ou a maioria – sabe, o diretor de Laranja Mecânica e 2001: Uma Odisseia no Espaço, durante os anos 60 realizou uma vasta pesquisa sobre Napoleão: escreveu um roteiro base sobre essa figura histórica, mapeou os locais importantes na trajetória de sua vida e chegou a contar com o apoio do exército da Romênia para rodar as tão sonhadas cenas de batalha.
Mas, como nem tudo são rosas, o projeto foi cancelado por conta dos altos custos além, é claro, do fracasso comercial de filmes do gênero. Barry Lyndon, filme que Kubrick dirigiu em 1975, utilizou um pouco desses estudos preliminares e a história se passa em um período pouco antes das “Guerras Napoleônicas” – designação do conflito armado que se estendeu de 1803 a 1815.
“Tenho certeza que a HBO vai aproveitar o material que temos”, disse Jan Harlan – ex-cunhado e produtor de alguns filme de Kubrick. “Nós fornecemos muita coisa para eles. Fico feliz que o enorme esforço de Stanely finalmente chegue às telas.”
1 comentário
“2001: Uma Odisseia no Passado”?
Estou ansioso. Espero que façam isso mesmo.