Cinema e a experiência de ver um filme
É tão fácil e cômodo ligar a televisão, escolher um filme na Netflix ou então em algum canal e assistir, certo? Pode até ser prático, mas saiba que você está perdendo muito da qualidade da obra. Infelizmente, não são todos que podem (ou querem) investir em uma estrutura adequada de imagem e som dentro de casa, isso demanda espaço e dinheiro. Por esse motivo, o cinema é a melhor opção para absorver tudo o que um filme quer passar.
Cinema, antes de mero entretenimento, é uma experiência que merece ser vivida. Dentro de casa, na sala e nos nossos quartos, não existe foco necessário e qualquer objeto pode tirar nossa atenção da história, seja o cachorro do vizinho, o celular, barulho de carro ou qualquer outra coisa, é por isso que você vai escutar um belo de um “SHHH” se conversar dentro do cinema. Grande parte das pessoas está lá pela experiência, e não apenas pelo filme.
Tirando todos os fatores técnicos, existe também toda a magia que cerca a sala de cinema, certamente há um fator cultural nessa nossa conversa, não é todo mundo que necessita de um momento exclusivo para ver um filme, somente de ligar a tv, algumas pessoas já se contentam e até mexem no celular enquanto assistem a uma obra. Não há nada de errado nisso, mas com certeza elas não irão imergir na proposta do filme.
Infelizmente, nos dias de hoje, o programa “ir ao cinema ver um filme” está virando algo elitizado pelo alto valor cobrado pelas empresas, seja no ingresso ou na pipoca. Mas lembrem-se que durante os dias de semana sempre existe uma grande queda nesses valores e o cinema fica a um preço acessível em diversos locais.
Circuito alternativo de cinema
Além do cinema convencional, existe também o circuito alternativo, onde você encontra os chamados “filmes de arte”, que são obras independentes, festivais menos conhecidos e programações especiais com grandes clássicos por um preço que, com certeza, cabe no seu bolso.
Não são todas as cidades que possuem estes espaços, mas a grande maioria das metrópoles como São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Curitiba e etc. concentram lugares históricos e ricos em cinema, prontos para proporcionar experiências inesquecíveis com filmes antigos ou independentes.
Se você conhece algum local na sua cidade que possui festivais e programações com filmes antigos e clássicos, deixe aqui nos comentários, certamente irá ajudar muita gente faminta pelo cinema procurando mais qualidade para ver suas obras favoritas.
Não deixe de ir ao cinema, sentir tudo o que um filme quer te passar e, claro, contribuir com os realizadores. Afinal, eles só existem por causa disso.