Oito de Março, Dia Internacional da Mulher. É com essa homenagem que gostaríamos de iniciar este texto. Esse, como qualquer outro dia, é apenas uma data que foi concebida para um determinada comemoração, mas por que um dia internacional para as mulheres? Se formos ver na história, o papel da mulher na sociedade e a luta política que foi, e ainda é em alguns países, por seus direitos, e pela igualdade, as mulheres são guerreiras por terem conquistado tudo o que vêm conquistando. Queremos prestar nossa homenagem à algumas das musas que fizeram sua história na sétima arte e merecem destaque não só por seu profissionalismo, mas algumas também pelas mudanças que causaram na história.
Katherine Hepburn (1907 – 2003)
Sua carreira é uma das mais famosas, provavelmente devido a sua extensão, sendo que durou mais de 60 anos. Ela trabalhou em diversos gêneros, desde dramas até comédias. Chegou a Califórnia em 1932, aos 25 anos de idade, e sua carreira alavancou após ter estrelado o filme: “A Bill Of Divorcement”.
Katherine foi indicada 12 vezes ao Oscar, tendo levado 4 prêmios das 12 indicações por:’ Morning Glory’ (1934), ‘Guess Who’s Coming to Dinner’ (1966), ‘The Lion in Winter’ (1969) e ‘On Golden Pond’ (1982).
Em 1996 foi hospitalizada com pneumonia, e em 2003 veio falecer, nós deixando com sua longa e marcante carreira de 52 interpretações como atriz.