O Aviador (2004)
A segunda indicação de Leonardo DiCaprio só veio depois de 11 anos e de alguns filmes clássicos de sua carreira, como Titanic, Romeu e Julieta e O Homem da Máscara de Ferro. Em “O Aviador”, DiCaprio é Howard Hughes, um homem apaixonado por aviões, que herda uma grande fortuna de seu pai e, com ela, conquista a fama produzindo filmes, projetando e pilotando aviões. O personagem é persistente, forte – até um pouco neurótico – e não deixa que nada o impeça de se afastar da sua paixão e do seu sonho de construir um avião capaz de transportar veículos de guerra.
A atuação rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator para Leonardo, que perdeu para Jamie Foxx em Ray. Dirigido por Martin Scorsese, “O Aviador” liderou as indicações, vencendo 5 de 11 categorias: Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte e Melhor Atriz Coadjuvante.
VOCÊ SABIA?
- Foi Robert De Niro quem falou de Leonardo para Scorsese, quando o ator ainda era um novato em Hollywood. Os três trabalharam juntos anos mais tarde, no curta “The Audition” – em que DiCaprio e De Niro brigam pelo papel em um filme do diretor.
- Além de “O Aviador”, Martin Scorsese e Leonardo DiCaprio trabalharam juntos em outros quatro filmes: “Gangues de Nova York“, “Os Infiltrados“, “Ilha do Medo” e “O Lobo de Wall Street“. Os dois devem se reunir em “The Devil in the White City”, uma adaptação do thriller publicado em 2003.
- O filme “Os Infiltrados“ levou 4 prêmios no Oscar de 2007, mas DiCaprio não foi indicado por sua atuação nesse longa.