Uma grande notícia para a história do cinema. Um colecionador tcheco que não quis ser identificado presenteou o Arquivo Nacional de Cinema (NFA) de Praga, na República Tcheca, com uma lata. Dentro dela, não estava nada menos do que o filme “Match de Prestidigitation”, exibido no início do cinema mudo, em 1904. Nada mal, não é mesmo?
O filme dura apenas 2 minutos. A história mostra um mago que vira dois e que competem entre si com truques de magia. No final do curta, eles se reconciliam em um só, mostrando o início dos efeitos especiais do cinema, assim como no famoso “Viagem à Lua” de 1902.
Segundo Jana Ulipova, o porta-voz do NFA, a lata recebida contia o título de outro filme do diretor, “As Transmutações Imperceptíveis”, mas depois de estudos e pesquisas tiveram a certeza de que se tratava do “Match de Prestidigitation”, o qual estava, até então, perdido.
Em breve eles vão projetar o filme nos cinemas, dentro de um projeto que reúne algumas outras obras do cineasta fantástico. Méliès realizou mais de 500 filmes em sua carreira, mas menos da metade permaneceram conservados.
Leia também:
– Georges Méliès e o ilusionismo no cinema.