Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Marion Crane, rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion, desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.
Meghe Dhaka Tara (1960) | Ritwik Ghatak
Conta a trágica história de uma bonita filha de uma família de classe média refugiada do Paquistão, vivendo nos subúrbios de Calcutá em condições modestas. Neeta sacrifica tudo por sua família, seu dinheiro, sua felicidade pessoal, sua saúde, enquanto seu esforço raramente é reconhecido por aqueles que estão a sua volta.
Acossado (1960) | Jean-Luc Godard
Homem rouba um carro e mata um policial antes de seguir para Paris. Lá, ele se esconde na casa de uma mulher, que tem o desejo de ser engravidada por ele. Quando ele perde a consciência e comete alguns pequenos delitos, dá também a brecha para os policiais o acharem e darem início a sua perseguição final.
A Maldição do Demônio (1960) | Mario Bava
Asa, uma bruxa vingativa e seu servo Igor Javutich, são queimados na fogueira após serem amaldiçoadas por toda a eternidade. Duzentos anos depois, retornam de suas tumbas, após os dois médicos interromperem seu sono eterno, espalhando terror e sangue, começando uma perseguição à sua descendente, com o objetivo de possuí-la e renascer Asa com todo seu poder.
O Ano Passado em Marienbad (1961) | Alain Resnais
Num luxuoso e enorme palácio, transformado em hotel, entre corredores, salões decorados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugirem juntos. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretanto, parece difícil fazê-la lembrar de que tiveram um caso (ou que não tiveram) no ano passado, em Marienbad.
Jules e Jim – Uma Mulher para Dois (1962) | François Truffaut
Na virada para o século XX, Jules e Jim são dois amigos que se apaixonam pela mesma mulher, Catherine, que acaba casando com Jules. Depois da Primeira Guerra Mundial, quando eles se reencontram na Alemanha, Catherine começa a amar Jim.
Três Homens em Conflito (1966) | Sergio Leone
Três homens – o “Bom”, o “Mau” e o “Feio” – estão atrás do tesouro de Bill Carson, escondido em um cemitério. Cada um deles conhece apenas uma parte da sua localização, o que faz com que eles tenham que se unir. O problema é que nenhum deles está disposto a dividir o que encontrarem.
Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966) | Michelangelo Antonioni
Inspirado no conto de Julio Cortázar ”Las babas del Diabo”, a história é sobre um fotógrafo profissional, Thomas, cujas ampliações de fotos que ele tirou secretamente de um casal revelam (ou parecem revelar) um assassinato em progresso. Michelangelo Antonioni (premiado em Cannes) faz um estudo influente e cheio de estilo sobre a paranóia e a desorientação. É também uma cápsula do tempo para Londres, mostrando o que era moda na época, como o amor livre, as festas intermináveis, a música (Herbie Hancock escreveu a trilha e Yardbirds tocam em um clube) e os ritmos. Indicado para os Oscars de direção e roteiro.
Os Pássaros (1963) | Alfred Hitchcock
Melanie Daniels, uma jovem da cidade de São Francisco, vai até uma pequena cidade isolada da Califórnia, chamada Bodega Bay, atrás de um potencial namorado: Mitch Brenner. Mas na cidade começa de repente a acontecer fatos estranhos: pássaros de todas as espécies passam a atacar a população, em número cada vez maior e com mais violência, deixando todos aterrorizados.
Alphaville (1965) | Jean-Luc Godard
O detetive particular Lemmy Caution é uma espécie de espião americano e chega à cidade futurista de Alphaville, situada em outro planeta. A população do lugar é dominada pelo computador Alpha 60, que aboliu os sentimentos e qualquer tipo de expressão individual. Lemmy tem a missão de encontrar o inventor da máquina, o professor Von Braun, e convencê-lo a destruir sua criação. No entanto, durante a aventura, ele se apaixona por Natacha, filha do diabólico cientista.
3 Comentários
Fiquei com vontade de ver vários filmes desta lista, alguém indica algum site onde é possível vê-los?
Não tem nenhum filme do Mizoguchi, Murnau, Minnelli, Fassbinder, Borzage, Chaplin, Visconti e John Ford (Ford dos anos 40 pra trás)? Muda essa lista pra 60 filmes, senão não dá pra dispensar a faculdade.
Aprender o que com Bava, Antonionni, Leone,Truffaut, Goddard, Cassavetes, Romero?
Cade Chaplin,De Sica, Monicceli,Scola, Visconti,Ozu, Misogushi, Norue, Shindo,Lang, Nicholas Ray, Ford, entre outros?
Lista parcialmente absurda.