Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    newsletter
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»Esqueça a faculdade de cinema! Aprenda com estes 50 filmes
    Cinema

    Esqueça a faculdade de cinema! Aprenda com estes 50 filmes

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda29 de novembro de 20163 Comentários
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Faculdade de cinema
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    Orfeu (1950) | Jean Cocteau

    29112016-orfeuOrfeu (Jean Marais), um poeta famoso e entediado, envolve-se na morte de seu rival e é convidado pela morte (Maria Cassares), na pele de uma princesa a acompanha-lo. Logo apaixona-se por ela e a morte arma contra Eurídice (Marie Déa), esposa de Orfeu. Eurídice morre, e Orfeu desce até os infernos para resgatar sua esposa, desde que nunca mais olhe em seu rosto.

    Viver (1952) | Akira Kurosawa

    Viver 1952Kanji Watanabe é um burocrata de longa data que não liga para nada que não o interesse. Quando descobre que está com câncer, decide construir um playground em seu bairro, tentando descobrir um sentido para sua vida. Desengavetando o projeto de anos atrás, ele enfrenta diversos problemas para conseguir construir o parquinho, começa a se envolver mais com os habitantes do local, inclusive brigando com sua família e superiores, por terem considerado que ele enlouqueceu com a notícia.

    Era uma Vez em Tóquio (1953) | Yasujirô Ozu

    Era uma Vez em ToquioCasal de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos não vêem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para dar-lhes atenção. Quando sua mãe fica doente, os filhos vão visitá-la junto com a nora de seu falecido filho mais novo, e complexos sentimentos são revelados entre eles.

    Janela Indiscreta (1954) | Alfred Hitchcock

    Rear Window (1954)Jeff é um repórter incapacitado de exercer sua profissão temporariamente, por causa de uma perna quebrada. Como ele é muito ativo, suas fotos sempre foram de situações perigosas ao extremo, Jeff precisa urgentemente de algo para ocupar o seu tempo livre. Espiando através da janela de seu apartamento a vida dos vizinhos, ele passa a desconfiar que um homem matou sua mulher e escondeu o corpo. Com a ajuda de sua noiva Lisa, Jeff vai, a todo custo, tentar provar que está certo.

    A Palavra (1955) | Carl Theodor Dreyer

    10112016-a-palavra-1955A história de duas famílias religiosas, o filho de uma delas deseja se casar com a filha da outra mas por problemas religiosos o pai da moça não aceita o jovem. Enquanto isso, Inger (esposa de Mikkel) está gravida. O irmão de Mikkel, Johannes, é taxado como louco por acreditar que é Jesus Cristo.

    12 Homens e uma Sentença (1957) | Sidney Lumet

    15082016-12 homens e uma sentencaDoze jurados devem decidir se um homem é culpado ou não de um assassinato, sob pena de morte. Onze têm plena certeza que ele é culpado, enquanto um não acredita em sua inocência, mas também não o acha culpado. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não deve enfrentar apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de irem embora logo para suas casas.

    O Sétimo Selo (1957) | Ingmar Bergman

    sétimo selo gifAntonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.

    Morangos Silvestres (1957) | Ingmar Bergman

    Morangos SilvestresO velho professor Isak Borg viaja de carro para uma universidade para receber uma homenagem. No caminho, depara-se com estranhos e parentes, o que faz ele reviver velhos momentos de sua vida e tentar descobrir o significado de estranhos sonhos que vinha tendo.

    Um Corpo Que Cai (1958) | Alfred Hitchcock

    vertigoScottie (James Stewart), um ex-detetive de polícia de São Francisco, se aposenta após um acidente derivado de sua vertigem, seu medo de altura, durante uma perseguição. Gavin Elster (Tom Helmore) contrata os serviços de Scottie para vigiar sua mulher Madeleine (Kim Novak), que possui tendências suicidas estranhas e segue uma rotina durante o dia que a própria não se lembra que fez. Só que tudo se complica quando a situação se mostra infinitamente mais complexa do que parecia ser à primeira vista.

    Os Incompreendidos (1959) | François Truffaut

    nouvelle-vague-1Antoine Doinel é um garoto de 14 anos. Seus pais não lhe dão muita atenção, então ele mata aula para ir ao cinema e sair com seus amigos. Certo dia, ele descobre que sua mãe tem um amante. Este é o primeiro longa de Truffaut, considerado um dos diretores europeus mais importantes de todos os tempos.

    1 2 3 4 5
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous Article10 livros imperdíveis para quem adora cinema
    Next Article 10 ótimos filmes que muitas pessoas acham superestimados
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    David Cronenberg: Surrealismo e Horror Corporal

    29 de março de 2025

    50 anos de um verdadeiro clássico: “Um estranho no ninho” (1975)

    28 de março de 2025
    9.5

    Protegido: A Paixão de Joana d’Arc – 1928 (Resenha)

    28 de fevereiro de 2025

    Psicologia no Cinema: quando a mente humana se torna protagonista

    26 de fevereiro de 2025

    3 Comentários

    1. Aline Guedes da Fonseca on 30 de novembro de 2016 14:42

      Fiquei com vontade de ver vários filmes desta lista, alguém indica algum site onde é possível vê-los?

      Reply
    2. Thaleraz on 1 de dezembro de 2016 18:51

      Não tem nenhum filme do Mizoguchi, Murnau, Minnelli, Fassbinder, Borzage, Chaplin, Visconti e John Ford (Ford dos anos 40 pra trás)? Muda essa lista pra 60 filmes, senão não dá pra dispensar a faculdade.

      Reply
    3. beto on 6 de maio de 2017 13:12

      Aprender o que com Bava, Antonionni, Leone,Truffaut, Goddard, Cassavetes, Romero?

      Cade Chaplin,De Sica, Monicceli,Scola, Visconti,Ozu, Misogushi, Norue, Shindo,Lang, Nicholas Ray, Ford, entre outros?

      Lista parcialmente absurda.

      Reply
    Deixe um comentário Cancel Reply

    • Facebook 208.5K
    • Instagram 11.6K
    • YouTube 17.5K
    • TikTok
    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2025 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.