Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook Instagram YouTube
    Canto dos Clássicos
    newsletter
    • Início
    • Resenhas de Filmes
    • Listas
      • Melhores Diretores
      • Filmes de cada país
      • Todas as listas
    • Movimentos
      1. Surrealismo
      2. Neorrealismo Italiano
      3. Montagem Soviética
      4. Nouvelle Vague
      5. Cinema Novo
      6. Expressionismo Alemão
      Featured

      Cinema Novo Brasileiro

      Por Lucas Pilatti Miranda3 de outubro de 2018
      Recent

      Cinema Novo Brasileiro

      3 de outubro de 2018

      Nouvelle Vague

      1 de outubro de 2018

      Montagem Soviética

      28 de junho de 2018
    Canto dos Clássicos
    Início»Cinema»Esqueça a faculdade de cinema! Aprenda com estes 50 filmes
    Cinema

    Esqueça a faculdade de cinema! Aprenda com estes 50 filmes

    Lucas Pilatti MirandaPor Lucas Pilatti Miranda29 de novembro de 20163 Comentários
    Facebook Twitter WhatsApp Email
    Faculdade de cinema
    Envie
    Facebook Twitter WhatsApp Email

    A Queda da Casa de Usher (1928) | Jean Epstein

    29112016-a-queda-da-casa-de-usherLorde Roderick Usher está preocupado com a saúde da esposa, com a qual vive numa casa perdida no meio dos lagos. Um de seus amigos vai ao local carregado de angústia e enigmas e o encontra pintando com obstinação o retrato da mulher. Um dia, ela morre. Enterram-na na cripta do parque. Mas Roderick está persuadido de que ela está apenas adormecida.

    Um Homem com uma Câmera (1929) | Dziga Vertov

    29112016um-homem-com-uma-cameraUm experimento cinematográfico que foi considerado inovador para a sua época por utilizar várias técnicas até então pouco ou nada vistas. É um documentário que mostra um dia normal, totalmente típico, na cidade de Moscou.

    M, O Vampiro de Dusseldorf (1931) | Fritz Lang

    M O Vampiro de DusseldorfAssassino em série na cidade alemã de Dusseldorf põe a polícia e a população em estado de alerta máximo. Obra-prima do Expressionismo Alemão, M já serviu de inspiração para inúmeros outros cineastas, que vêem em sua fotografia uma maneira própria de fazer cinema, seguindo os passos de outras obras do Expressionismo, como Nosferatu, este de 1922.

    O Atalante (1934) | Jean Vigo

    24112016-o-atalanteJean, jovem capitão de uma barcaça a motor chamada de Atalante, casa-se com Juliette, filha de camponeses. Mal a cerimônia acaba e os dois vão viver embarcados, navegando pelos canais de Paris. Há uma crise entre os dois, Juliette foge para a vida noturna parisiense, e Jean mergulha numa profunda depressão causada pela ausência da amada. O velho lobo do mar Jules, ajudante de Jean, percebe a situação e sai em busca de Juliette.

    Triunfo da Vontade (1935) | Leni Riefenstahl

    Triunfo da VontadeO congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.

    Cidadão Kane (1941) | Orson Welles

    Orson Welles standing on stacks of newspapers in a scene from the film 'Citizen Kane', 1941. (Photo by RKO Radio Pictures/Getty Images)

    Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.

    Roma, Cidade Aberta (1945) | Roberto Rossellini

    Roma Cidade AbertaRoma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelos nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

    Ladrões de Bicicletas (1948) | Vittorio De Sica

    Ladroes de BicicletasA história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci (Lamberto Maggiorani) consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria (Lianella Carell) conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno (Enzo Staiola), filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.

    Festim Diabólico (1948) | Alfred Hitchcock

    Festim DiabolicoNa cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em uma história real.

    Rashomon (1950) | Akira Kurosawa

    RashomonJapão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.

    1 2 3 4 5
    Compartilhe Facebook Twitter WhatsApp Email
    Previous Article10 livros imperdíveis para quem adora cinema
    Next Article 10 ótimos filmes que muitas pessoas acham superestimados
    Lucas Pilatti Miranda
    • Facebook
    • Instagram

    Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

    Postagens Relacionadas

    David Cronenberg: Surrealismo e Horror Corporal

    29 de março de 2025

    50 anos de um verdadeiro clássico: “Um estranho no ninho” (1975)

    28 de março de 2025
    9.5

    Protegido: A Paixão de Joana d’Arc – 1928 (Resenha)

    28 de fevereiro de 2025

    Psicologia no Cinema: quando a mente humana se torna protagonista

    26 de fevereiro de 2025

    3 Comentários

    1. Aline Guedes da Fonseca on 30 de novembro de 2016 14:42

      Fiquei com vontade de ver vários filmes desta lista, alguém indica algum site onde é possível vê-los?

      Reply
    2. Thaleraz on 1 de dezembro de 2016 18:51

      Não tem nenhum filme do Mizoguchi, Murnau, Minnelli, Fassbinder, Borzage, Chaplin, Visconti e John Ford (Ford dos anos 40 pra trás)? Muda essa lista pra 60 filmes, senão não dá pra dispensar a faculdade.

      Reply
    3. beto on 6 de maio de 2017 13:12

      Aprender o que com Bava, Antonionni, Leone,Truffaut, Goddard, Cassavetes, Romero?

      Cade Chaplin,De Sica, Monicceli,Scola, Visconti,Ozu, Misogushi, Norue, Shindo,Lang, Nicholas Ray, Ford, entre outros?

      Lista parcialmente absurda.

      Reply
    Deixe um comentário Cancel Reply

    • Facebook 208.5K
    • Instagram 11.6K
    • YouTube 17.5K
    • TikTok
    Canto dos Clássicos
    Facebook Instagram YouTube
    © 2025 Canto dos Clássicos | Todas as imagens aqui contidas são marcas registradas dos seus respectivos proprietários. Polítca de Privacidade.

    Clique acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.