Tim Burton acabara de adaptar para o cinema as aventuras do homem morcego em Batman (1989), filme que trouxe notoriedade ao diretor, grandes efeitos especiais para a época e, claro, destaque para Jack Nicholson em seu insuperável papel como Coringa.
No ano seguinte, Burton realizou um filme com pretensão bem menos comercial e mais próximo de um conto de fadas subversivo e tocante: Edward mãos de tesoura (1990).
Em um inverno rigoroso, uma velhinha (Winona Ryder) conversa com sua neta dentro de um quarto. A menina pergunta a sua vó por que neva no inverno e de onde vem a neve. A resposta da senhorinha provém de suas lembranças pessoais e dá início à história do filme.
Em uma pequena cidade, a revendedora de cosméticos da Avon Peg (Dianne Wiest) percorre de casa em casa não obtendo sucesso em suas vendas. Insatisfeita com suas vizinhas, Peg decide se arriscar ao visitar um castelo aparentemente abandonado que fica em cima de uma colina numa localidade próxima do vilarejo. Quando chega ao local a vendedora se surpreende com as instalações e com as figuras esculpidas nas plantas do jardim. Assim que ela entra no castelo já percebe que está abandonado, cheio de poeira, teias de aranha e ruínas. No entanto, antes de ir embora se surpreende com o habitante, um sujeito pálido, magro e sombrio, com a pele cheia de cicatrizes, uma roupa justa de couro preto e mãos de grandes e afiadas tesouras.
Peg se assusta, mas percebe que o estranho morador é dócil e simpático. Seu nome é Edward (Johnny Depp) e foi criado há muito tempo pelo antigo morador do castelo, um velho inventor (Vincent Price) que morreu antes mesmo de ver sua criatura terminada, por isso tesouras no lugar de mãos. Peg se sensibiliza com a história de Edward e com sua solidão, então o leva para sua casa.
Como em vários momentos do filme, a vizinhança fica atônita com a presença do estranho Edward e as fofocas correm de telefone em telefone das vizinhas bisbilhoteiras. Peg trata de apresentar o novo hóspede à sua família e habituá-lo aos costumes mais comuns do cotidiano, gerando situações hilárias como seu encontro com um colchão d água e ao tentar vestir roupas normais. Seu marido Bill (Alan Arkin) e seu filho Kevin (Robert Oliveri) também se simpatizam e acolhem o estranho.
As vizinhas de Peg não aguentando a curiosidade preparam um churrasco para conhecer Edward. As reações são diversas, indo do espanto e esconjuro da beata Esmeralda (O-Lan Jones) até os assédios sexuais de Joyce (Kathy Baker). Em vários momentos, Edward tem algumas lembranças sobre a sua criação e o seu velho inventor. Tudo vai ocorrendo em certos padrões de normalidade, até que a filha de Peg, Kim (Winona Ryder, a velhinha do começo do filme quando jovem) retorna do seu acampamento com seu namorado Jim (Anthony Michael Hall). Ao chegar a noite sem prévio aviso, Kim se depara com Edward dormindo em sua cama e leva um grande susto, porém é incentivada pela mãe a acolher o hóspede.
Edward se apaixona por Kim, embora a relação dos dois seja num primeiro momento pouco provável. Jim é sarcástico e percebe o interesse de Edward pela sua namorada hostilizando-os sempre que pode. A vizinhança adota o mãos de tesoura como jardineiro, como aparador de pelos de seus cãezinhos e como cabeleireiro, se tornando uma celebridade local. No entanto, os entusiasmos em torno de Edward não duram muito tempo.
Jim quer comprar uma pick up nova para impressionar Kim, porém não tem dinheiro suficiente. Decide usar Edward para abrir fechaduras com suas mãos de lâminas em um assalto na casa do seu próprio pai. Durante o assalto, os alarmes disparam e Edward é deixado sozinho sendo levado pela polícia e preso, mesmo sem ter noção do que está se passando e agindo com a mais pura ingenuidade. Após ser liberado, Edward passa a ser mal visto por todos na cidade. As mulheres que antes o bajulavam agora em suas rodas de fofocas o consideram um criminoso. A única pessoa que sabe a verdade e defende Edward é Kim, que havia sido cúmplice no crime planejado pelo namorado e pouco a pouco vai se apaixonando por ele.
Para tentar se reconciliar com a vizinhança e acalmar os ânimos a respeito de Edward, Peg dá uma festa de Natal, porém ninguém aparece. Enquanto faz uma escultura em uma peça de gelo, Edward acaba ferindo acidentalmente a mão de Kim. Jim parte pra cima dele e o expulsa de casa. Edward, farto de tanta incompreensão, sai pelas ruas furando pneus de carros e assustando os moradores. A polícia é acionada e o persegue, assim como todos os moradores da cidade.
Na tentativa de fuga, Edward arruma ainda mais confusão ao ferir sem querer Kevin, o filho de Peg. Jim, que havia levado um fora de Kim, não se conforma e parte pra cima de Edward perseguindo-o até o velho castelo de onde havia saído. Dentro das ruínas os dois acabam lutando e Jim é morto por Edward para defender Kim e a si mesmo.
Kim se despede de Edward e conta a todos que ele e Jim morreram dentro da velha casa, vítimas de um desmoronamento do teto. Desde então Edward nunca mais foi visto e o filme termina com Kim, muito velhinha contando essa história para sua neta.
Edward mãos de tesoura tornou-se um dos filmes mais populares de Tim Burton. Seu encanto e sensibilidade vêm tocando gerações. O filme deu início ao grande destaque para Johnny Depp e sua parceria com o diretor, além disso, conta com a última participação no cinema do lendário ator de filmes de terror Vincent Price no papel de inventor. Essa obra de Burton remete a outros filmes que tem uma temática parecida, ou seja, um ser não humano que desenvolve sentimentos e ganha a empatia do público como em Frankenstein (1931), O homem bicentenário (1999) ou Gigantes de aço (2011), por exemplo.
-
IMDb
-
Roteiro
-
Elenco
-
Fotografia
-
Trilha Sonora