Você já assistiu Psicopata Americano, ou se preferir American Psycho? O filme de 2000 dirigido por Mary Harron conta a história de um jovem e bem-sucedido executivo de Nova York que possui uma vida dupla: à noite, ele se transforma em um assassino psicopata. Seu ódio pelo mundo vai transformando cada vez mais a sua mente deturpada e fazendo com que ele cometa todas aquelas atrocidades.
Confira algumas curiosidades interessantes sobre o filme.
Christian Bale assustou o escritor da obra
Christian Bale entrou no papel de Patrick Bateman durante um almoço para conversar com o escritor do romance Bret Easton Ellis. Não é que ele mandou Bale parar de interpretar o papel porque ficou tão desconfortável? Bret Easton disse: “Isso foi em 1998. Eu não tive problemas com Christian Bale fazendo aquilo, apenas me senti incomodado por estar em um restaurante vendo alguém imitar um monstro que eu criei. Eu apenas pedi para ele parar.”
Bale realmente entrou no personagem
Durante a produção, ele falou com o sotaque americano durante todo o tempo – e foi tão convincente, que quando ele falou com seu sotaque britânico nativo na festa de encerramento, muitas pessoas da equipe do filme pensaram que era um falso sotaque ele estava aperfeiçoando para um próximo papel.
Christian Bale se inspirou em Tom Cruise para fazer Patrick Bateman
Pois é, Christian Bale é um ator que está sempre trabalhando sério nas preparações para seus papéis, quando foi estrelar como protagonista de American Psycho, ele usou a personalidade de Tom Cruise como inspiração ao assistí-lo no programa Late Night com David Letterman. A diretora do filme – Mary Harron – disse isso em uma entrevista na fase de pré-produção de Psicopata Americano.
3×1
Durante a produção, Willem Defoe (que interpretou o detetive Donald Kimball) foi convidado para filmar cada cena de três maneiras diferentes: 1. Como se Kimball soubesse que Bateman matou Paul Allen (Jared Leto), 2. Como se Kimball não soubesse que Bateman matou Allen e 3. Como se Kimball não tivesse certeza se Bateman matou Allen. A diretora, em seguida, editou tudo junto e escolheu dar para o público uma incerteza sobre o que o detetive Kimball pensou sobre Bateman.
Efeito sonoro
Aquele som “Whoosh” que escutamos durante a famosa cena do cartão de visita do filme é o som desacelerado de uma espada sendo tirada do seu “estojo”.
Vivendo como um assassino
Para entrar no personagem, Christian Bale começou a seguir aquela extensa rotina matinal que Patrick Bateman fazia religiosamente toda manhã.
O problema do vestuário
Quando chegou a hora de decidir a vestimenta de Patrick Bateman, eles encontraram um grande problema: nenhum designer de moda gostaria de ser associado a um personagem de assassino. Cerruti – o designer italiano – deixou que ele vestisse suas roupas, mas não quando estava matando. A empresa Rolex, permitiu que todos usassem seus relógios, menos Bale. Além disso, Comme des Garçons (uma empresa de vestuário) se recusou a deixar eles usarem uma de suas bolsas para transportar um cadáver (compreensivelmente).
Trilha Sonora
Apesar de estar em lugar de destaque no filme, a música “Hip to Be Square” de Huey Lewis e The News não foi incluída na trilha sonora do filme. Embora tenha sido publicado que o músico era contrário aos temas violentos do filme, na verdade ele optou por não ser destaque na trilha sonora do filme porque não queria fazer seus fãs comprarem um álbum inteiro só para escutar uma canção.
1 comentário
um dos melhores filmes que já vi, sem contar a interpretação de Christian Bale. Não tenho palavras para descrever como um ator consegue ser tão imersivo no papel de um personagem extremamente oco…