Quando a gente acha que não pode haver mais material sobre The Shining, “O Iluminado” (1980), a internet – como sempre – nos surpreende. Neste post você vai conferir um “final alternativo” de O Iluminado e a versão do roteiro escrito por nada menos do que Stanley Kubrick. Caso você seja fascinado por cenas deletadas, finais alternativos e KUBRICK, com certeza vai adorar esta matéria.
Depois que O Iluminado estreou em Los Angeles e Nova York, Kubrick decidiu suprimir esta cena, que ocorre entre o take de Jack, congelado no labirinto, e a faixa final que vai para a foto de 04 de julho nos mostrando que, agora, Jack faz parte daquele hotel.
https://www.youtube.com/watch?v=GyhGd3qyOKc
Quando falou sobre o filme em 2006, o falecido e grande Roger Ebert escreveu: “Kubrick está contando uma história de fantasmas (as duas meninas, o antigo zelador, e um bartender), mas não é uma” história de fantasmas”, porque os fantasmas não podem estar presentes em qualquer lugar, exceto nas visões experimentadas por Jack ou Danny.” Mais tarde, Ebert observou a cena deletada, “Kubrick era sábio por ter removido esse epílogo. Ele puxou um tapete grande demais para fora sob a história. Em algum nível, é necessário acreditarmos que os três membros da família Torrance são realmente residentes no hotel durante esse inverno, independente do que acontece ou o que eles acham que acontece”.
O Roteiro original:
Resumindo: Ullman (o cara que contrata Jack para o serviço de inverno no hotel) visita Danny e Wendy no hospital após o ocorrido para saber se está tudo bem com eles e os convida para passar alguns dias em sua casa, afinal, Wendy não sabe para onde ir no momento. Sem aceitar um “não” como resposta, ele sai do quarto de Wendy e o filme termina com um fundo preto e a seguinte frase:
O Overlook Hotel vai sobreviver a esta tragédia, como a tantas outras. Ele ainda vai abrir cada ano a partir de 20 de maio até 20 de setembro. Está fechado para o inverno.
Para finalizar, o site Bith. Movies. Death mostrou a versão original que acabaria como o roteiro de Diane Johnson e Stanley Kubrick. É impressionante por várias razões. Primeiro, os títulos de abertura do filme não poderiam ser diferentes do que conhecemos, eles ficaram marcados justamente pela assombração e a beleza das cenas tiradas de helicóptero que seguem o carro de Jack até a estrada para o hotel.
https://www.youtube.com/watch?time_continue=179&v=TgCejsyS0t8
No tratamento de Kubrick, essa cena seria interrompida por um corte para dentro do carro, onde encontramos Jack, grosseiramente “estudando” espanhol na sua aula de línguas gravada.
Confira aqui o tratamento completo, com mais de 80 páginas.
Juntamente com a cena deletada, este material deve proporcionar uma tarde prazerosa para qualquer aficionado pelo filme de Kubrick, bem como fornecer uma lição para qualquer cineasta: em muitos casos, menos é realmente mais.
Fonte: No Film School