Julie & Julia (2009) | Nora Ephron
1948. Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, “Mastering the Art of French Cooking”. Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.
A Dama de Ferro (2011) | Phyllida Lloyd
Antes de se posicionar e adquirir o status de verdadeira dama de ferro na mais alta esfera do poder britânico, Margaret Thatcher (Meryl Streep) teve que enfrentar vários preconceitos na função de primeira-ministra do Reino Unido em um mundo até então dominado por homens. Durante a recessão econômica causada pela crise do petróleo no fim da década de 70, a líder política tomou medidas impopulares, visando a recuperação do país. Seu grande teste, entretanto, foi quando o Reino Unido entrou em conflito com a Argentina na conhecida e polêmica Guerra das Malvinas.
1 comentário
Eu colocaria ainda mais um: “Ela é o Diabo”, filme em que ela faz uma escritora de romances classe B. Ela estava maravilhosa. Foi a primeira comédia que vi com ela. Aliás, ela fez este filme depois de manifestar publicamente sua decepção quando soube de uma pesquisa que a declarava como a atriz favorita entre as donas-de-casa. Ela esmerou-se em parecer sexy e o fez com maestria. Ela não foi a atriz principal, mas soubemos, depois deste filme, que ela poderia de fato fazer qualquer papel. A lista está excelente! A Escolha de Sofia e seu sotaque e seu emagrecimento… As Pontes de Madison, onde ela faz uma descendente de italianos, com gestual apuradíssimo fazendo-a parecer de fato uma descendente de italianos… Sua atuação como Julia Child… A Dama de Ferro, elogiadíssima pelos ingleses… Sim, bela lista.