É difícil falar tão bem sobre filmes de comédia. Eu, sinceramente, não sou fã do gênero, mas por outro lado sou fascinado por alguns filmes. Com certeza, os anos 80 foram essenciais para essa geração do cinema, pois os principais filmes de comédia nasceram nessa época. Para sintetizar: The Breakfast Club (1985), Ferris Bueller´s Day Off (1986) e claro, o filme que vamos falar, Airplane! Ou no título ridicularizado “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu”.
Airplane!, de 1980, foi dirigido por David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker; o primeiro filme americano assinado por três diretores. Ele é uma compilação de muitas referências do cinema, desde a cauda do avião que se transforma em tubarão no começo do filme (relembrando o clássico terror de 1975 dirigido por Spielberg) até a cena de dança de “Embalos de Sábado a Noite” de 1977.
É um filme que garante boas e divertidas risadas do início ao fim. Dificilmente será produzido, nos dias de hoje, algo parecido. As comédias atuais tentam reproduzir o que já foram os gags clássicos, mas se aproveitam de piadas de baixíssimo calão e, por isso, não será tão fácil ter a mesma experiência ao assistir uma sátira ou uma comédia qualquer atual – infelizmente.
Bom, “Airplane!” como já foi dito, é uma consagrada sátira aos muitos filmes de tragédia da década anterior, principalmente aos da série “Aeroporto” com filmes dos anos 1970, 1975, 1977 e 1979. O enredo conta, basicamente, a história de um ex-piloto de guerra neurótico chamado Ted Striker (Robert Hays), que está tentando reconquistar sua namorada Elaine (Julie Hagerty) e é obrigado a assumir o comando de um avião quando a tripulação fica envenenada pela comida.
Mas antes disso, as cenas do aeroporto já provocam diversas risadas com todo aquele cenário caótico que ainda encontramos quando vamos viajar de avião. Ou seja, além das sátiras aos filmes da época e referências inteligentes, o filme aborta um fato cotidiano para muitas pessoas, o que o torna ainda mais atual.
O elenco completa todo esse universo nonsense, sem contar a atuação hilária de Leslie Nielsen no papel do médico Dr. Rumack, o qual realiza diversas cenas marcantes do filme. Não há muito para se falar além de: assista!
There’s no reason to become alarmed, and we hope you’ll enjoy the rest of your flight. By the way, is there anyone on board who knows how to fly a plane?
Um filme que marcou a década e que inspirou muitos outros nomes da comédia. Com certeza um obrigatório para quem gosta do gênero.
-
IMDb
-
Roteiro
-
Elenco
-
Fotografia
-
Trilha Sonora