A paleta de cores de um filme monta a estética visual da obra. Cada uma injeta no filme um espírito diferente e o deixa ainda mais original. Em geral, os filmes possuem uma fotografia mais comum e uma mistura de cores nada muito diferente mas, algumas películas em especial, trazem consigo uma junção de cores devastadoras e que fazem um filme ser lembrado por tal.
Trouxemos 20 exemplos para mostrar a complexidade dessa característica visual. Pode parecer fácil jogar diversas cores e criar esse emaranhado artístico, mas não, cada filme que mostraremos aqui precisou de muito estudo e testes para criar essa atmosfera incrível. Confira.
O Grande Hotel Budapeste (2014) | Wes Anderson
No período entre as duas guerras mundiais, o famoso gerente de um hotel europeu conhece um jovem empregado e os dois tornam-se melhores amigos. Entre as aventuras vividas pelos dois constam o roubo de um famoso quadro do Renascimento, a batalha pela grande fortuna de uma família e as transformações históricas durante a primeira metade do século XX.
Moonrise Kingdom (2012) | Wes Anderson
Anos 60, em uma pequena ilha localizada na costa da Nova Inglaterra. Sam (Jared Gilman) e Suzy (Kara Hayward) sentem-se deslocados em meio às pessoas com que convivem. Após se conhecerem em uma peça teatral na qual Suzy atuava, eles passam a trocar cartas regularmente. Um dia, resolvem deixar tudo para trás e fugir juntos. O que não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.
Dublê de Anjo (2006) | Tarsem Singh
Imagine um mundo onde tudo toma a forma que desejarmos, onde a realidade se confunde com os sonhos. Assim é o mundo criado por Alexandria, uma pequena garota que ouve as mais diferentes histórias de seu companheiro de leito hospitalar, o dublê Roy Walker. Cada história é mais colorida e divertida que a outra, o que torna a garota cada vez mais encantada por seu novo amigo. Roy daria tudo para não estar nessa situação de dor e precisará da ajuda vinda das pequenas e angelicais mãos da nova amiga.
O Ato de Matar (2012) | Joshua Oppenheimer
Na Indonésia, o golpe militar de 1965 levou um exército paramilitar a ser promovido a um autêntico esquadrão da morte. Em menos de um ano, mais de um milhão de pessoas foram executadas. Décadas depois, alguns membros desses esquadrões vivem como heróis e desejam contar orgulhosamente sua própria versão da história. Eles concordam não apenas em narrar seus assassinatos brutais, mas em reencená-los diante das câmeras, inspirados pelos filmes americanos que tanto adoram. Com produção executiva de Werner Herzog e Errol Morris, o filme levou dez anos para ser concluído.
Spring Breakers: Garotas Perigosas (2012) | Harmony Korine
Quatro estudantes universitárias assaltam um restaurante a fim de financiar suas férias de primavera e acabam presas. Um traficante de armas paga a fiança das moças como agradecimento por terem ajudado na morte de seu maior inimigo e, em troca, pede que as garotas realizem um trabalho sujo.
2046 – Os Segredos do Amor (2004) | Kar-Wai Wong
Na sequência de Amor à Flor da Pele, Chow (Tony Leung) está escrevendo uma estória sobre o futuro, quando na verdade é sobre o passado. Passado, presente e futuro se entrelaçam numa estória sobre a memória e os perigos da mudança. O que seria 2046? Um ano? Um quarto de hotel? Um número de trem? O nome de uma cidade? O título de um romance? Simplesmente um número? Ou todos eles?
Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010) | Edgar Wright
Scott Pilgrim (Michael Cera) tem 23 anos, integra uma banda de colégio, vive trocando de emprego e tem um namoro firme. Sua vida está maravilhosa, até conhecer Ramona V. Flowers (Mary Elizabeth Winestead). Ele logo se apaixona perdidamente por ela, só que não será fácil conquistar seu amor. Para tanto ele precisa enfrentar os sete ex-namorados dela, que estão dispostos a tudo para impedir sua felicidade com outra pessoa.
O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante (1989) | Peter Greenaway
Um criminoso rude e violento, que visita diariamente o restaurante que ajuda a bancar de seu chef favorito, com sua mulher Georgina a qual, acostumada às grosserias e bizarrices de seu marido, arruma um sofisticado colecionador de livros como amante, e se encontram às escondidas nas idas e vindas no restaurante, com o cozinheiro acobertando o caso.
Ela (2013) | Spike Jonze
Theodore (Joaquin Phoenix) é um escritor solitário, que acaba de comprar um novo sistema operacional para seu computador. Para a sua surpresa, ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático, dando início a uma relação amorosa entre ambos. Esta história de amor incomum explora a relação entre o homem contemporâneo e a tecnologia.
E Aí, Meu Irmão, Cadê Você? (2000) | Joel Coen, Ethan Coen
Desmotivado e cansado da dura rotina de quebrar pedras numa prisão, Everett Ulysses McGill (George Clooney) foge juntamente com seus dois companheiros. Depois disso, os três embarcam numa grande aventura em busca de um tesouro, onde enfrentarão diversas situações e conhecerão várias pessoas estranhas, como um profeta cego e um vendedor com apenas um olho.
Os Sonhadores (2003) | Bernardo Bertolucci
Matthew (Michael Pitt) é um jovem que, em 1968, vai estudar em Paris. Lá ele conhece os irmãos gêmeos Isabelle (Eva Green) e Theo (Louis Garrel). Os três logo se tornam amigos, dividindo experiências e relacionamentos enquanto Paris vive a efervescência da revolução estudantil.
Volver (2006) | Pedro Almodóvar
O vento sopra forte no cemitério de La Mancha, onde dezenas de mulheres cumprem o ritual de limpeza das tumbas de seus parentes e amados. Uma dessas mulheres é Raimunda, que trabalha como faxineira no aeroporto de Madri para sustentar o marido desempregado e a filha adolescente. Sole, sua irmã mais velha, trabalha em casa, onde instalou um salão de beleza. Ambas visitam rotineiramente o túmulo da mãe Irene, que morreu em um incêndio causado pelo calor e pelos fortes ventos da região. Certo dia, Irene reaparece. Inicialmente, só Sole a vê, mas na verdade é com Raimunda que ela tem assuntos pendentes a acertar.
Amarcord (1973) | Federico Fellini
Retrato da cidade natal de Fellini, Rimini, assim como ele a conheceu, nos anos 30. Mostra o cotidiano de diversos personagens da vila durante um ano, entre travessuras da adolescência, um rigoroso inverno, a passada de um transatlântico e a ascenção do fascismo.
O Demônio das Onze Horas (1965) | Jean-Luc Godard
Cansado de sua monótona vida burguesa com a esposa, o professor espanhol Ferdinand Griffon foge com Marianne, uma mulher que já fora sua amante no passado. Quando um corpo é encontrado na casa dela, os dois saem em direção ao sul da França em busca de situações que a sociedade, em virtude de seus pré-conceitos e valores, não pode oferecer.
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (2003) | Tim Burton
Ed Bloom (Albert Finney) é um grande contador de histórias. Quando jovem Ed saiu de sua pequena cidade-natal, no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will (Billy Crudup), filho de Ed. Até que Sandra (Jessica Lange), mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) | Jean-Pierre Jeunet
Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.
As Aventuras de Pi (2012) | Ang Lee
Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.
A Trilogia das Cores
Uma trilogia realizada em comemoração ao bicentenário da Revolução Francesa. Azul, branco e vermelho são as cores da bandeira francesa.
A Liberdade é Azul (1993) | Krzysztof Kieslowski
Julie Vignon (Juliette Binoche) é uma famosa modelo que decide renunciar à vida após a morte do marido e da filha em um acidente de carro. Porém, depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Julie encontra uma obra inacabada do marido, um grande músico, e se interessa por ela.
A Igualdade é Branca (1994) | Krzysztof Kieslowski
Após se divorciar na França da mulher que ama, Dominique (Julie Delpy),um polonês (Zbigniew Zamachowski) volta ao seu país de origem disposto a ganhar muito dinheiro para poder se vingar do grande amor da sua vida.
A Fraternidade é Vermelha (1994) | Krzysztof Kieslowski
Valentine é uma jovem que acaba descobrindo que um velho juiz aposentado espiona seus vizinhos através de ligações telefônicas. A partir daí os dois começam a se relacionar numa história de redenção, perdão e compaixão.
Veja também:
> 20 ótimos filmes filosóficos
> Os 15 filmes mais extremos do século XXI
> 20 filmes sobre arte e artistas
> 30 grandes filmes sobre psicopatas
4 Comentários
Eu colocaria “Gritos e Sussurros” também.
Senti falta nessa lista do “Herói”, filme do Zhang Yimou.
Com todo o respeito ao seu trabalho com o site : há dicas de ótimos filmes neste post mas O Ato de Matar não tem paleta alguma de cores. É um filme documentário praticamente caseiro que tem o seu valor por resgatar uma época histórica daquele país. Não faz sentido ver este filme na sua lista. Retirando esta cena do peixe no início do filme (foto que representa o filme neste post) não tem mais nada interessante. Eu vi o filme no youtube e sinceramente não consegui ver ele por inteiro. Cenas horríveis, mal filmadas. Você realmente assistiu este filme? Como pode falar que ele tem uma paleta de cores incríveis? Eu perdi o meu tempo com esta dica. Concordo com os outros filmes que você citou e que eu já vi. Mas este aí… simplesmente não tem paleta de cores. Sugiro que você retire ele da lista. Abraços!
Fala, Jefferson, beleza? Agradeço seu comentário e até concordo em partes. Diferente da maior parte da lista, esse documentário não possui paletas de cores boas em todo o tempo, mas se destaca nas cenas alegóricas. Ao meu ver, então, ele tem seu lugar na lista sim. Volte sempre.