Segundo o site Casa do Bruxo, o ocultismo (ou ciência oculta) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza e do Homem, procurando descobrir seu aspecto espiritual e superior. Ele trata do que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é secreto ou escondido. O ocultismo está relacionado aos fenômenos supostamente sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas supostamente proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.
O Homem aqui retratado seria um supostamente completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala). Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobre-natural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original. Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos magos já conheciam a maior parte das descobertas da ciência, tornando estas descobertas meros achados.
É claro que o cinema não ia deixar de retratar histórias sobre o ocultismo, certo? Pensando nisso, resolvemos trazer 10 exemplos de filmes que mostram, de alguma fora, essa ciência oculta. Se você sente interesse no assunto, não deixe de conferir as obras abaixo.
O Caçador de Bruxas (1968) | Michael Reeves
A Inglaterra está dividida em guerra civil, com os monarquistas lutando contra o Partido Parlamentar. Este conflito distrai as pessoas de pensamento racional e permite que os homens sem escrúpulos ganhem poder local e explorem superstições de aldeias. Um desses homens é Matthew Hopkins, que percorre o país oferecendo seus serviços como um perseguidor de bruxas.
O Bebê de Rosemary (1968) | Roman Polanski
Rosemary e seu marido mudam-se para um novo apartamento em Nova York, onde passam a conhecer um casal de idosos que mora logo ao lado. Esse casal possui modos de agir, e logo invade a privacidade de Rosemary de forma que começa a incomodá-la. Algo há por trás disso tudo e Rosemay, grávida, começa a desconfiar das pessoas, querendo proteger seu futuro filho.