Há alguns anos atrás, o jovem estudante de cinema Colin Levy teve a grande oportunidade de conhecer o diretor de Taxi Driver, Os Bons Companheiros e outros grandes filmes, Martin Scorsese. Entretanto, o que mais importa para nós, cinéfilos, é o que aconteceu algumas semanas depois disso: Scorsese enviou para Levy uma lista com 39 filmes necessários para todos os jovens cineastas.
Nessa lista, havia uma boa representação de obras alemãs, francesas, japonesas e italianas, com destaque para essas últimas. Sendo assim, resolvemos trazer essas dicas de um grande diretor que, com certeza, irá acrescentar muito ao nosso repertório.
Roma, Cidade Aberta (1945) | Roberto Rossellini
Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.
Paisà (1946) | Roberto Rossellini
No segmento inicial um soldado americano tem a tarefa de proteger uma jovem siciliana. No 2º um soldado americano negro tem seus sapatos roubados por um moleque de rua. No 3º segmento Fred (Gar Moore), chega na cidade com seu tanque e lhe é oferecida água por uma amável jovem e ele se sente atraído por ela. No 4º episódio uma enfermeira americana e um guerrilheiro italiano tentam atravessar as linhas alemãs. No 5º segmento há 3 capelães americanos: um católico, um protestante e um judeu, que pedem para monges autorização para passar a noite no monastério deles. No 6º capítulo há um forte tiroteio entre forças britânicas e alemãs, em que há grandes perdas para ambos os lados.
A Terra Treme (1948) | Luchino Visconti
Jovem pescador se revolta contra a exploração de seus superiores e decide trabalhar por contra própria. Porém, com esta decisão, ele vai enfrentar um império, ao mesmo tempo em que se depara com as dificuldades de uma realidade ainda mais dura.
Ladrões de Bicicletas (1948) | Vittorio De Sica
A história se passa logo após a Segunda Grande Guerra, com a Itália destruída e o povo passando necessidade. Ricci (Lamberto Maggiorani) consegue um emprego após muita espera. Só que esse emprego, de colador cartazes na rua, lhe pedia como obrigação uma bicicleta. Ricci e sua mulher Maria (Lianella Carell) conseguem um dinheiro para uma, possibilitando que ele realize o seu trabalho. Há também o menino Bruno (Enzo Staiola), filho do casal. Fascinado por bicicletas, o menino cai de cabeça com o pai na busca pela bicicleta que lhes foi roubada, quando Ricci trabalhava apenas em seu primeiro dia.
Umberto D. (1952) | Vittorio De Sica
Início dos anos 50. Enquanto a economia do país renasce, os idosos sofrem com as miseráveis pensões dadas pelo governo. Em Roma, Umberto Domenico Ferrari, um funcionário público aposentado, é despejado por não conseguir pagar o aluguel de seu quarto. Na companhia de seu único amigo, o cachorrinho Flik, Umberto vaga pelas ruas, buscando apenas um objetivo: viver com dignidade.
Os Eternos Desconhecidos (1958) | Mario Monicelli
Sátira aos filmes de assalto que acompanha as peripécias de Peppe, um ex-boxeador que está cansado de viver de pequenos golpes e resolve fazer o assalto perfeito.
Rocco e Seus Irmãos (1960) | Luchino Visconti
Rosaria se muda para Milão com seus quatro filhos, entre eles Rocco. O quinto filho, Vincenzo, já vive na cidade. O filme mostra como, aos poucos, todos vão se acertando em suas novas vidas na nova cidade.
A Aventura (1960) | Michelangelo Antonioni
Integrante da Trilogia da Incomunicabilidade de Antonioni, conheça a história de um homem que perde a namorada em um cruzeiro e passa a procurá-la pela Itália, ao mesmo tempo que começa a ter um caso com sua melhor amiga.
Aquele Que Sabe Viver (1962) | Dino Risi
No verão de 1962, Bruno, um playboy quarentão, leva Roberto, um tímido estudante de direito, para uma viagem de dois dias pelas estradas de Roma e da Toscana. Neste período, vivem uma série de aventuras e desventuras, com um desfecho surpreendente.
Antes da Revolução (1964) | Bernardo Bertolucci
Parma, 1964. Fabrizio, um jovem de 22 anos, passa por uma fase de indecisão política e afetiva. Apesar de renegar a burguesia, não se sente à vontade no movimento revolucionário, pois se considera à frente das ideologias da esquerda. Ao mesmo tempo, vive um amor conturbado com sua tia.
Blow-Up – Depois Daquele Beijo (1966) | Michelangelo Antonioni
Thomas (David Hemmings) é um fotógrafo de moda que não suporta mais o mundo em que vive, no qual jovens mulheres o perseguem para serem fotografadas na esperança de se tornarem grandes modelos. Um dia, ao passar por um parque de Londres, ele vê um casal à distância e resolve fotografá-los. Ao vê-lo Jane (Vanessa Redgrave) corre ao seu encontro, pedindo que lhe entregue os negativos das fotos. Ele se recusa e vai embora, mas ela descobre o endereço de seu estúdio e vai visitá-lo. Lá Jane tenta seduzi-lo e Thomas a engana, entregando outro rolo fotográfico. Ao revelar as fotos, Thomas percebe que pode ter documentado, sem querer, um assassinato.