A “quebra da quarta parede” não é novidade no cinema, mas muita gente ainda não conhece o significado.
Essa quebra é simplesmente quando o personagem interage com o público de forma a nos fazer parte daquela obra, geralmente a principal característica de uma quebra da quarta parede no cinema é o momento em que algum personagem olha diretamente para a câmera.
Se você já assistiu algum filme com esse recurso e gostou, vale a pena conhecer os longas abaixo.
Psicose (1960) | Alfred Hitchcock
Depois de furtar 40 mil dólares na imobiliária onde trabalha, Marion (Janet Leigh) foge e acaba tendo que passar a noite em um motel na beira da estrada, mas não sabe que o lugar guarda seus segredos assustadores.
Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman
Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.
Como Conquistar as Mulheres (1966) | Lewis Gilbert
Alfie é um homem que se ocupa de conquistar mulheres. Para isso, usa seu charme, lábia e nenhum envolvimento. Sua personalidade egoísta e auto-suficiente começa a ser abalada quando alguns fatos saem de seu controle.
007 – A Serviço Secreto de Sua Majestade (1969) | Peter R. Hunt
Em sua primeira e única aparição como James Bond, George Lazenby deve evitar, a pedido da rainha da Inglaterra, que seu maior inimigo esterilize todos os seres vivos do planeta. Para chegar até ele, Bond planeja se casar com uma jovem a quem impedira de cometer suicídio, pois seu pai tem importantes informações de como chegar até seu inimigo. O que Bond não esperava era se apaixonar de verdade pela jovem…
Banzé no Oeste (1974) | Mel Brooks
Uma cidade está prestes a ser atravessada por estrada de ferro. É quando especulador contrata quadrilha para expulsar seus moradores, nomeando um xerife desmiolado para contê-los, sem saber que tudo não passa de uma farsa.
Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977) | Woody Allen
Uma inteligente comédia sobre um humorista judeu cheio de problemas (Woody Allen), que se apaixona por uma cantora em início de carreira (Diane Keaton). Vencedor de 4 Oscar importantes, como Melhor Filme, Diretor, Atriz (Diane Keaton) e Roteiro Original.
Apertem os Cintos… o Piloto Sumiu! (1980) | David Zucker, Jim Abrahams e Jerry Zucker
Sátira aos filmes de desastres aéreos dos anos 1970. Durante um vôo comercial, os pilotos são afetados por um vírus e agora o destino de um avião lotado de pessoas está nas mãos de um ex-piloto de guerra com medo de voar.
Curtindo a Vida Adoidado (1986) | John Hughes
Ferris Bueller é um jovem que está no último ano do colégio. Certo dia, ele sente uma vontade incontrolável de matar aula, curtindo pela cidade com sua namorada e seu melhor amigo. Em meio a tanta diversão, o diretor do colégio Ed está disposto a acabar com a festa do rapaz.
S.O.S. – Tem um louco solto no espaço (1987) | Mel Brooks
Princesa é raptada para servir de chantagem ao malévolo Dark Helmet, que quer roubar a atmosfera de Druidia. Bem humorada sátira à série Star Wars, aprovada pelo próprio George Lucas e com diversas referências à obra de origem.
Os Bons Companheiros (1990) | Martin Scorsese
Através dos olhos de Henry Hill, norte americano meio italiano, meio irlandês, acompanhamos como ele se desenvolveu dentro da Máfia desde sua infância. Um retrato extremamente violento da organização. Baseado em fatos. Oscar de melhor ator coadjuvante (Joe Pesci).
Quanto Mais Idiota Melhor (1992) | Penelope Spheeris
Wayne e Garth são dois amigos que possuem um programa de TV independente, mas de muito sucesso. Quando uma poderosa emissora decide comprar o programa, Wayne concorda em vender os direitos, mas ele acaba vendo seu programa ser controlado e perdendo a essência que antes tinha.
Kuffs – Um tira por acaso (1992) | Bruce A. Evans
George Kuffs não terminou seus estudos, acaba de perder seu emprego e sua namorada, que ainda frequenta a escola e está grávida. Sem ter como se virar, ele procura o seu irmão Brad para pedir dinheiro emprestado para poder vir ao Brasil, onde acontece uma espécie de corrida ao ouro.
O Último Grande Herói (1993) | John McTiernan
Cheio de metalinguagem e brincando com os clichês dos filmes de ação, O Último Grande Herói conta a história de um garoto que obtém um tíquete mágico e consegue entrar na vida de um herói de ação. Ao mesmo tempo, o herói vai parar no mundo real, onde as coisas não dão tão certo quanto nos filmes…
Violência Gratuita (1997/2007) | Michael Haneke
Um simples período de férias em sua casa de campo à beira de um lago é transformado em pesadelo para uma família quando, estranhamente, recebem a visita de dois jovens psicopatas, que os submetem a um tenso jogo de tortura psicológica.
Clube da Luta (1999) | David Fincher
Um homem, executivo que trabalha como investigador de seguros, tem uma boa vida financeira mas sofre com problemas de insônia. Para tentar se curar, ele começa a frequentar terapias em grupo, mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele conhece Tyler Durden. Com ele, forma um clube da luta, onde pessoas são amigas, mas se esmurram violentamente em algumas noites. Tudo ganha propósitos maiores quando as coisas começam a ficar loucas e surreais.
Psicopata Americano (2000) | Mary Harron
Um jovem e bem-sucedido executivo de Nova York possui uma vida dupla: à noite, ele transforma-se em um assassino psicopata. Seu ódio pelo mundo vai transformando cada vez mais a sua mente deturpada ladeira abaixo.
Alta Fidelidade (2000) | Stephen Frears
Rob Gordon é o dono de uma loja de discos em Chicago. É fanático por música pop, tem um enorme conhecimento sobre o cenário musical e passa seus dias discutindo sobre o assunto com seus funcionários: Dick e Barry. Porém, após ter sido abandonado por sua namorada Laura, Rob começa a reavaliar a sua vida, suas inseguranças profissionais e amorosas.
O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) | Jean-Pierre Jeunet
Amélie é uma jovem que se muda do subúrbio, onde morava com a família, para Paris, para trabalhar como garçonete. Ela encontra uma caixinha cheia de itens pessoais escondida no banheiro de sua casa e decide entregá-la ao antigo dono, revendo pequenos conceitos que mudarão sua vida.
O Lobo de Wall Street (2013) | Martin Scorsese
Um corretor da bolsa de valores de Nova Iorque se recusa a cooperar em um caso de grande fraude com valores mobiliários e alta corrupção envolvendo pessoas influentes em Wall Street. Baseado na autobiografia de Jordan Belfort.
Deadpool (2016) | Tim Miller
A história de origem do ex-oficial das Forças Especiais transformado em mercenário Wade Wilson, que depois de se submeter a um experimento para ganhar fator de cura, adota o nome de Deadpool.
12 Comentários
nao tem a quebra da quarta parede em Clube da Luta, a quebra da quarta parede significa olhar pro publico (nesse caso telespectador, publico seria no teatro), olhar pra camera com intenção de interagir com o telespectador, em clube da luta, a camera representa os olhos (visão) do cara que ta deitado no chao, como se o brad pitt estivesse olhando diretamente nos olhos dele, nao tem relacionamento dele com quem ta assistindo o filme, por tanto nao eh uma quebra de quarta parede, super diferente da quebra de quarta parede que existe em noivo neurótico de woody allen que ele olha pra camera na intenção de se comunicar com o telespectador
A forma que o Fincher utiliza o narrador até pende um pouco para uma proximidade entre quem contempla a obra e a obra em si, porém você tem razão quanto a definição formal.
Mas ele fala com quem Ta assistindo o filme
tanto o tyler quanto o narrador conversam com o telespectador, principalmente nas partes em que são mostrados os antigos trabalhos que tyler ja teve
Se fala não sei, mas nessa foto aí do post ele tá falando com o cara que tá deitado no chão do banheiro
Karine Lima
acho que era esse post que eu tava te falando. vamos assistir!
Uma filme que me intriga na quebra da quarta parede é A Missão, na cena pós crédito em que o representante da coroa portuguesa ao finalizar a carta destinada ao próprio, olha culposamente para o telespectador.
Delmar
Julio Roberto Pereira Lemes ó o que cê me falou um dia ai
Cara o site é excelente, mas esse lance de sempre 2 filmes por página é horrível! Pq não colocar tudo na mesma página e usarmos o scroll???
Nossa dignooo! E a quebra da quarta parede em “Curtindo a vida adoidado” é a melhor!