O cinema americano independente é bastante rico, disso todo mundo – que conhece – sabe. Por isso, resolvemos separar 10 grandes ícones “cult” dos anos 90 para você conhecer e se deliciar com o cinema de baixo orçamento e, em muitos casos, sem muito prestígio.
Já falamos aqui que um filme é considerado independente quando produzido com pouca ou nenhuma interferência de um grande estúdio. Além disso, muitas vezes – mas não sempre – essas obras são realizadas com orçamentos muito inferiores aos filmes “não independentes”.
Slacker (1991) | Richard Linklater
Slacker é um filme marcado por uma estrutura narrativa pouco convencional e um ritmo desenvolto que acompanha a vida de cerca de cem personagens, sobretudo jovens excêntricos e boémios, de Austin, Texas, durante 24 horas. A câmara passa rapidamente de um cenário a outro, de um personagem a outro, enquanto se disserta e discute sobre os mais variados assuntos: política, filosofia, metafísica, cinema, literatura, música, ciência, psicologia, sexo, amor, drogas, assassinos famosos, Madonna, Guerra Civil da Espanha e outros temas.
1 comentário
Vale ressaltar que Kevin Smith assistiu Slacker e pensou “é isso que eu preciso fazer” largou tudo (inclusive a faculdade de cinema) e foi fazer seu próprio filme.