A máfia é algo comum no cinema, assim como em outras manifestações da arte. Muitas vezes grupos e famílias mafiosas reais são apresentadas em filmes, mas também, existem muitas histórias ficcionais de sucesso que entram no campo da máfia.
Em geral, máfia é uma organização criminosa, suas atividades não são muito específicas, varia de acordo com cada grupo, mas a principal pretensão é o poder sobre as coisas. Sempre há o chefe dos chefes que comandam um grupo, geralmente este é intocável. Na vida real, Michele Navarra foi um dos maiores mafiosos de todos os tempos, teve controle total de Corleone à Palermo.
Pensando nestes grupos mafiosos reais e ficcionais, resolvemos criar uma lista dos 10 melhores filmes do gênero. Caso lembre de mais algum, deixe nos comentários.
Sindicato de Ladrões (1954) | Elia Kazan
Terry Malloy (Marlon Brando) é um ex-boxeador que costumava ser grande, mas que se tornou pequeno ao entrar para a gangue exploradora de Johnny Friendly (Lee J. Cobb). Quando uma trabalhador inocente morre, Terry sente-se culpado e começa a tentar consertar suas ações passadas lutando diretamente contra o sindicato, sofrendo também as conseqüências. Durante a luta, acaba por se apaixonar pela irmã do falecido, a jovem e inocente Edie Doyle (Eva Marie Saint). Vencedor de 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Diretor e Ator (Marlon Brando).
6 Comentários
Olá, eu ainda não assisti a terceira parte do poderoso chefão e gostaria de saber o motivo do “1990” estar riscado. O filme não é tão bom quanto seus antecessores?
E aí, cara. Tudo bem? Então… eu, assim como muitas outras pessoas, concordo que o terceiro deixou a desejar e não honrou o nome dos dois primeiros. Foi um filme muito inferiror ao seus antecessores. Infelizmente. Por isso resolvi riscara data. Mas assista, não há motivo para você esquecê-lo só porquê muitas pessoas não gostaram. Vai que você gosta? Se assistir, deixe aqui sua opinião (:
Eu assistirei com certeza, muito obrigado!
Não, amigo. Infelizmente o filme deixa a desejar em vários aspectos, aonde os antecessores se saíram muito bem.
Eu particularmente gostei do filme, não é o que eu esperava, porém não deixa de ser interessante. Ele é fraco, comparado com os outros, porém se for avaliar, como um único filme, sem relacionar com os anteriores, ele se sai bem. Assista, pode ser frustrante pelo fato de você esperar algo mais, mas ainda assim, é um grande filme.
De Niro + Scorsese = perfeição!