Na verdade, tudo é uma consequência da existência, não há como fugir disso. Mas estes 10 filmes selecionados pelo pessoal do site Taste of Cinema, é uma amostra de que cada simples ato, gera consequências em nossas vidas. Se você lembrar de mais algum, deixe aqui nos comentários.
O Deserto Vermelho (1964) | Michelangelo Antonioni
Chuva, neblina, frio e poluição assolam a cidade industrial de Ravenna, na Itália. Ugo, o gerente de uma usina local, é casado com Giuliana, uma dona de casa que sofre de problemas psicológicos. Numa viagem à Patagônia, ela conhece o engenheiro Zeller, o que pode mudar sua vida. Em O Deserto Vermelho, Antonioni, no auge de sua forma, aborda os temas centrais de sua filmografia: a incomunicabilidade e a solidão do homem contemporâneo.
O Conformista (1970) | Bernardo Bertolucci
Em 1938, em Roma, Marcello acaba de aceitar um trabalho para Mussollini e flerta com uma bela jovem, o que faz com que ele fique cada vez mais conformista. Marcello resolve viajar a Paris em sua lua de mel e aproveita para cumprir uma missão designada por seus chefes: vigiar um professor que fugiu da Itália assim que os fascistas assumiram o poder no país.
Stalker (1979) | Andrei Tarkovsky
Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.
Asas do Desejo (1987) | Wim Wenders
Dois anjos, invisíveis aos olhos humanos, ajudam a proporcionar conforto para as almas sozinhas e deprimidas após estas passarem para o Outro Lado. Certo dia um deles passa a querer experimentar as sensações que somente os vivos possuem, e resolve abrir mão de sua imortalidade em troca de poder ser um deles. Ele logo descobrirá o amor em uma trapezista de circo.
A Liberdade é Azul (1993) | Krzysztof Kieslowski
Julie Vignon (Juliette Binoche) é uma famosa modelo que decide renunciar à vida após a morte do marido e da filha em um acidente de carro. Porém, depois de uma tentativa frustrada de suicídio, Julie encontra uma obra inacabada do marido, um grande músico, e se interessa por ela.
As Conseqüências do Amor (2004) | Paolo Sorrentino
Titta Di Girolamo tem uma vida entediante: há quase 10 anos, vive num hotel na Suíça, e passa os seus dias à espera que algo aconteça. Ele mantém uma rotina rígida, ignora os que estão à sua volta e parece incapaz de demonstrar emoções. Até que decide quebrar uma das suas regras e trocar algumas palavras com Sofia, uma linda funcionária do hotel. É então que seu terrível passado começa a se revelar.
Caché (2005) | Michael Haneke
Georges, um apresentador de um programa literário de TV, recebe um pacote contendo vídeos dele com sua família – feitos secretamente na rua – e desenhos alarmantes cujos significados são obscuros. Gradualmente as filmagens de vídeo tornam-se mais pessoais, mostrando que o remetente é algum conhecido de Georges. Ele sente a ameaça perdurar sobre si e sua família, mas como nenhuma ameaça direta foi feita os policiais recusam-se a ajudá-lo… Filme vencedor de três prêmios no Festival de Cannes: direção, FIPRESCI e Júri Ecumênico.
O Desejo Liberado (2006) | Matthias Glasner
Theo é um delinquente que, depois de nove anos, é solto do regime fechado num hospital psiquiátrico. Seu medo das mulheres e o desejo reprimido que este provoca transforma sua tentativa de levar uma vida normal num verdadeiro martírio. Aos 27 anos, Nettie finalmente consegue romper os laços que a prendiam ao seu pai e a uma vida marcada por abusos psicológicos. Theo e Nettie se conhecem. O momento em que ambos se descobrem apaixonados marca o início de uma jornada aos limites do livre arbítrio. Diante do monstruoso ou do anormal, cria-se então um retrato atento ao terror da solidão.
A Hora Dupla (2009) | Giuseppe Capotondi
A camareira Sônia é italiana, mas trabalha em um hotel na Eslovênia. Por não conhecer ninguém, decide se inscrever em um site de encontros às escuras, procurando um namorado. Assim conhece Guido, um ex-policial. A atração entre os dois é forte e surpreendente, mas os acontecimentos que vem depois serão ainda mais inesperados.
Leviatã (2014) | Andrey Zvyagintsev
Kolia vive numa pequena cidade próxima ao Mar de Barents, no norte da Rússia. Ele é dono de uma oficina mecânica, que fica ao lado da casa onde vive com sua jovem esposa Lilya e seu filho Roma, de um casamento anterior. O prefeito da cidade pretende se apropriar do terreno onde estão a oficina e a casa. Inicialmente o prefeito tenta subornar Kolia, que não consegue lidar com a ideia de perder tudo o que tem – não só seu terreno, mas também toda a beleza que o rodeia desde que nasceu. O prefeito passa então a ser mais agressivo em suas tentativas.
Via | Taste of Cinema