Um dos momentos mais sombrios da humanidade, o Nazismo, deixou feridas não só naqueles que tiveram suas famílias executadas brutalmente, mas sim o mundo inteiro, que teve de assistir aquelas atrocidades comandadas por um ser que não merece o título de homem.
Hitler é conhecido como arquiteto da destruição, uma vez que sua ideologia teve bastante influência da arte (principalmente vanguardista – que trouxe formas diferente do realismo -, e tudo o que era exagerado ou surreal, foi tido como fora dos padrões da beleza alemã). Vale lembrar, também, que o líder nazista sempre sonhou em ser artista, mas não teve sorte na profissão.
Quanto maior a mentira, maior é a chance dela ser acreditada. – Adolf Hitler
Confira nossa lista especial de filmes que abordam esse tema tão estudado em diversas partes do mundo. Minha principal sugestão daqui é, sem dúvida, o documentário suéco de Peter Cohen “Arquitetura da Destruição”, conhecido como um dos principais estudos sobre o Nazismo.
Triunfo da Vontade (1935) | Leni Riefenstahl
O congresso Nacional-Socialista alemão de 1934 é documentado de maneira impressionante pela cineasta Leni Riefenstahl. No início, um bimotor desce dos céus, Adolf Hitler sai sorridente e é ovacionado pela multidão. Tudo é gigantesco: são paradas, desfiles monumentais e discursos para um público em total catarse. Um espetáculo cinematográfico hipnótico e terrificante que retrata, com imagens fortes, toda a pompa (e a barbárie) do regime nazista.
O Grande Ditador (1940) | Charles Chaplin
Em meio a Segunda Grande Guerra Mundial, judeus estavam sendo esmagados pelo preconceito alemão. Chaplin, genialmente, interpreta os dois protagonistas da história: o ditador Adenoid Hynkel (em clara referência a Hitler) e o barbeiro Judeu. Irônico e atrevido, este filme lhe causou sua expulsão dos Estados Unidos, mas criou também uma obra-prima única com uma das melhores mensagens anti-guerra já transmitidas ao homem.
5 Comentários
“A Escolha de Sofia”… “Julgamento em Nurenberg”…
Não consegui ver Operacao Valquiria com tom cruzes, ainda mais falando inglês. A primeira versao é bem melhor. O menino do pijama listrado também achei BEM fraco. É dificil ter um bom filme sobre esse tema, né? Mas “O pianista” e “A vida é bela” são maravilhosos! <3
O menino do pijama listrado é sensacional
“Um Ato de Liberdade” e “O Corajoso Coração de Irena Sendler” são muito bons!
Bastardo inglórios é sacanagem né pô filme bobo rolha.
Filme bom O triunfo da vontade,Hannah Arendt,Der Untergan, Die Fälscher,Walküre a versão alemã e outros filmes dessa lista poucos filmes e poucos são sobre o nazismo mesmo já de guerra bom é Cruz de Ferro e Stalingrad o original o alemão e outros que não me recordo.