Cinéma du look é mais um movimento do cinema francês, assim como a Nouvelle Vague, a diferença é que esse estilo apareceu “recentemente”, se tratando basicamente da década de 80, enquanto filmes na Nouvelle Vague vêm desde os anos 50.
O movimento foi analisado pela primeira vez em 1989, na revista La Revue du Cinéma edição 448, pelo crítico francês Raphaël Bassan. Aqui, ele classificava Luc Besson, Jean-Jacques Beineix e Leos Carax como diretores do “le look”. Nesse estilo de filmes, os diretores prezavam mais pelo visual do que pela narrativa em si, davam um foco maior ao espetáculo do que à substância.
Além disso, outra característica é a questão da preocupação e obsessão com a juventude e, ao mesmo tempo, a luta para ser jovem.
Separamos 10 filmes que retratam inteiramente esse movimento que é bastante desconhecido aqui no Brasil. Confira e debata com a gente nos comentários.
Diva – Paixão Perigosa (1981) | Jean-Jacques Beineix
Jules, um jovem carteiro apaixonado por ópera, está particularmente fascinado pela voz de uma diva, que apresenta-se raramente e não permite que seus cantos sejam gravados. Levado por sua obsessão, ele faz uma gravação pirata durante um de seus espetáculos, tornando-se alvo de perigosos pirateiros.
Boy Meets Girl (1984) | Leos Carax
A relação de um aspirante a cineasta (Denis Lavant), que acaba de ser deixado por sua amante, e uma jovem com tendências suicidas (Mireille Perrier), que enfrenta o fim de seu relacionamento.
1 comentário
Pingback: 10 filmes que provam que 1994 foi um dos melhores anos na história do cinema