Você vive hoje uma vida que gostaria de viver por toda a eternidade?
Essa é uma das grandes perguntas propostas pelo filólogo, filósofo, crítico cultural, poeta e compositor alemão do século XIX chamado Friedrich Wilhelm Nietzsche. E, quanto mais o tempo passa, mais essa pergunta faz sentido. Os tempos mudam, mas a história continua para sempre. O mesmo acontece com o cinema, veja, Laranja Mecânica, de Kubrick, uma crítica sobre a sociedade da época, mas, mesmo tendo sido realizado nos anos 70, continua completamente atual hoje em dia, 40 anos depois.
Nietzsche escreveu diversos textos que serviram de inspiração para muita coisa em todo o mundo, sua contribuição para a psicologia, filosofia e, até a ciência, são indiscutíveis. A crítica em relação aos modos apolíneo e dionisíaco – com referência aos deuses gregos Apolo e Dionísio – começou a fazer todo o sentido em sua obra e, mais para frente, virou tese de estudos e mais estudos.
Pensando em toda essa contribuição para a humanidade, separamos 10 filmes que, de alguma forma, foram influenciados pela filosofia desse grande estudioso. Confira.
Cidadão Kane (1941) | Orson Welles
Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, conhecemos a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada, mas que vivia uma vida pessoal extremamente ruim. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.
Festim Diabólico (1948) | Alfred Hitchcock
Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em uma história real.
8 Comentários
Exatamente. Kkkkkkkk surreal!
Valeu, Lucaaaas!!! Bacana, não vi todos… ainda! 😉
Impressionante o conteúdo desse site. Sempre impressionando, uma lista mais substancial que a outra. Continue assim..
se vc não explica os respectivos pontos que levaram-lhe comparar cada filme com a vasta filosofia de frederico niét, hermano, fica vago e até mesmo embrutecedor para os leitores. abraço.
Gente, os méritos pelo ethos do Laranja Mecânica é do Anthony Burgess. O Kubrick fez um trabalho cinematográfico incrível, mas não criou a história.
Senti falta da explicação tbm: pq esses filmes tem relação com a obra de Nietzsche? Quem conhece o filósofo e os filmes pode até conseguir estabelecer uma ligação, mas pra quem não viu os filmes e nem leu os livros, fica difícil.
Vi quase todos da lista, porém. Filmes excelentes!
Faltou Gummo do Harmony Korine
Como leitor acho horrível quando dividem o assunto em várias páginas só para ganhar click/view. Fechei na hora.