Videodrome: A Síndrome do Vídeo (1983) | David Cronenberg
O dono de uma pequena emissora de TV (James Woods) resolve ir atrás de uma atração mais subversiva para atrair audiência, quando conhece uma nova filosofia de programa: o Videodrome, cujos criadores possuem idéias bizarras e não-usuais para seu público.
Paris, Texas (1984) | Wim Wenders
Travis vaga sem destino pelo deserto sem saber quem é ou onde está. Quando seu irmão Walt o encontra, resolve levá-lo para viver com ele e sua família, na esperança de ajudá-lo a recuperar sua memória. Aos poucos, as lembranças retornam e o homem recorda ter abandonado sua esposa Jane, e seu filho quatro anos atrás. Isso motiva Travis a fazer contato com várias pessoas de seu passado para entender melhor o presente.
Ran (1985) | Akira Kurosawa
É a adaptação para o cinema da obra trágica de Shakespeare, Rei Lear, transposta para o Japão na época dos samurais. Já velho, o chefe da família Ichimonjis decide dividir todos os seus preciosos bens entre seus três filhos, o que gera uma disputa sangrenta entre os irmãos, até um trágico desfecho.
Brazil: O Filme (1985) | Terry Gilliam
Em um futuro caótico e perturbador, uma cidade inteira é monitorada através de computadores e leis burocráticas ao extremo. É nesse infeliz mundo que Sam Lowry se apaixona por Jill, uma terrorista local.
Veludo Azul (1986) | David Lynch
Jeffrey retorna para sua cidade depois de estar fora algum tempo e descobre uma orelha humana sobre o chão, em meio ao mato. Não satisfeito com a passividade da polícia em relação ao caso, ele e a filha de um detetive da polícia resolvem fazer sua própria investigação. Eles acabam entrando em um submundo bizarro, envolvendo um homem diabólico e uma linda, porém misteriosa, mulher.
6 Comentários
Lucas, adorei a lista, mas acredito que ela ficaria completa se fosse abordado o porquê desses filmes estarem numa lista de 50 filmes com ótima fotografia. Seria legal se fosse dito sobre o direção de fotografia e suas escolhas dentro da concepção dos filmes, falar sobre o que fizeram com que eles se tornassem mais incríveis e dignos de nota. Sinopse de filme a gente encontra em qualquer lugar.
Eu já estava com os dedos no teclado pra falar “Cadê O Grande Hotel Budapeste”, fiquei bem surpreso em ser o último, a fotografia daquele filme é estupenda <3
Mas como ele citou, os filmes não estão catalogados em ordem de qualidade e sim datados do ano de lançamento.
Concordo com a Luciana: falta falar o MOTIVO desses filmes terem suas fotografias tão aclamadas. Sem contar no NOME dos cinematógrafos, pô. Eles merecem ser lembrados.
Faltou O Regresso, a fotografia toda feita em paisagens naturais desse filme é muito muito deslumbrante.
Faltou os Oito Odiados, Kill Bill, 007 Spectre.