O Prazer (1952) | Max Ophüls
Três histórias sobre o prazer adaptadas da obra de Guy de Maupassant. Na primeira, A Máscara, um velho usa uma máscara de jovem em um salão para seduzir as mulheres. No conto seguinte, Mansão Tellier, uma cafetina e suas prostitutas passeiam pelo campo durante um final de semana. Já a terceira história, A Modelo, fala sobre a paixão de um casal de artistas.
Rastros de Ódio (1956) | John Ford
Ethan Edwards (John Wayne) é um homem que parte em busca de vingança contra os índios que exterminaram sua família, ao mesmo tempo que tenta resgatar, com vida, sua sobrinha. Baseado em uma obra de Alan Le May, é um dos westerns mais clássicos já feitos.
O Sétimo Selo (1957) | Ingmar Bergman
Antonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a perseguí-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.
Viver (1952) | Akira Kurosawa
Kanji Watanabe é um burocrata de longa data que não liga para nada que não o interesse. Quando descobre que está com câncer, decide construir um playground em seu bairro, tentando descobrir um sentido para sua vida. Desengavetando o projeto de anos atrás, ele enfrenta diversos problemas para conseguir construir o parquinho, começa a se envolver mais com os habitantes do local, inclusive brigando com sua família e superiores, por terem considerado que ele enlouqueceu com a notícia.
A Embriaguez do Sucesso (1957) | Alexander Mackendrick
O maior colunista jornalístico de Nova York, J.J. Hunsecker, quer a todo custo evitar que sua irmã case-se com Steve Dallas, um músico de jazz. Assim, ele contrata Sidney Falco, um agente inescrupuloso, para atrapalhar o caso dos dois.
6 Comentários
Lucas, adorei a lista, mas acredito que ela ficaria completa se fosse abordado o porquê desses filmes estarem numa lista de 50 filmes com ótima fotografia. Seria legal se fosse dito sobre o direção de fotografia e suas escolhas dentro da concepção dos filmes, falar sobre o que fizeram com que eles se tornassem mais incríveis e dignos de nota. Sinopse de filme a gente encontra em qualquer lugar.
Eu já estava com os dedos no teclado pra falar “Cadê O Grande Hotel Budapeste”, fiquei bem surpreso em ser o último, a fotografia daquele filme é estupenda <3
Mas como ele citou, os filmes não estão catalogados em ordem de qualidade e sim datados do ano de lançamento.
Concordo com a Luciana: falta falar o MOTIVO desses filmes terem suas fotografias tão aclamadas. Sem contar no NOME dos cinematógrafos, pô. Eles merecem ser lembrados.
Faltou O Regresso, a fotografia toda feita em paisagens naturais desse filme é muito muito deslumbrante.
Faltou os Oito Odiados, Kill Bill, 007 Spectre.