Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004) | Michel Gondry
Jim Carrey interpreta Joel, um homem magoado por sua namorada tê-lo deletado (literalmente) de sua memória. Inconformado, resolve retribuir na mesma moeda e procura o Doutor Howard Mierzwiak para passar pela mesma experiência. No decorrer da operação, Joel percebe que, na verdade, ele não quer excluir Clementine de sua vida, e sim manter bem viva em sua memória os momentos em que estiveram felizes. A partir de então, ele enfrenta uma incrível luta dentro de sua própria cabeça para que essas memórias continuem vivas dentro de si, em mais uma loucura sensível de Charlie Kaufman.
Alexandre (2004) | Oliver Stone
Cinebiografia sobre Alexandre, O Grande, um dos maiores conquistadores da história. Sua vida pessoal é retratada paralelamente com seus avanços, ajudando a entender melhor a personalidade deste grande mito; desde seu nascimento, passando pela sua tentativa de unificação de povos ocidentais e orientais, até o declínio do império que construíra.
Obrigada por fumar (2005) | Jason Reitman
Comédia satírica que acompanha Nick Naylor, porta-voz de uma grande companhia de tabaco, que enquanto tenta passar uma boa imagem do cigarro, tenta ao mesmo tempo ser modelo para seu jovem filho.
2 Comentários
faltou comentar, pontualmente mesmo, porque cada filme deve ser assistido por um estudante de filosofia… mas a lista é muito boa!
Tem um com o Jim Carrey chama “Man on the moon” ou “O mundo de Andy” de 1999, também é bem legal de se assistir.